Direito São Bernardo oferece sistemas de Cotas para vestibulandos

Com o intuito de promover a diversidade e diminuir a desigualdade de oportunidades, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo possui uma Política de Cotas, que contempla quesitos raciais e socioeconômicos.

Todos os candidatos concorrem em igualdade com os demais no que diz respeito ao conteúdo e avaliação de provas. A opção de cotas para o vestibular deve ser selecionada no momento da inscrição. O aluno que optar pelas duas categorias será convocado conforme posição na lista de chamada de cada cota, respeitando a ordem da escolha. A partir dos resultados das provas, a análise das condições de cada candidato será realizada por meio das documentações necessárias.

A classificação no processo seletivo é dividida em três listas: geral, racial e social e se dará de acordo com o número de vagas e a pontuação do candidato. Serão disponibilizadas 15% das vagas de ingresso pelo sistema de cotas, ou seja, 36 vagas de cotistas raciais e sociais por período.

Os programas oferecidos pela FDSBC

PROCOTAS – Cotista Social

Para os vestibulandos que se enquadram no critério de cotista social, oferecemos o Programa de Apoio ao Cotista Social (PROCOTAS), que é primeiramente utilizado para o ingresso do aluno na Faculdade. Caso o cotista obtenha pontuação suficiente para ser convocado pela lista geral, recebe bolsa de estudos integral durante o primeiro ano da Graduação. Neste quesito, é necessário o estudante ter completado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio em escola pública.

Nos segundos e terceiros anos, os bolsistas do PROCOTAS possuem vagas reservadas para os postos de estágio oferecidos pela Faculdade, através do programa Bolsa-Auxílio. Sendo aprovado no processo seletivo, pode usufruir de isenção da mensalidade durante a vigência do estágio.

Cotista Racial

Para as vagas destinadas às cotas raciais (PPI – pretos, pardos e indígenas), o candidato deverá comparecer em dia estipulado trazendo a documentação exigida, como uma declaração emitida pela FUNAI no caso de requerimento de cota racial indígena, por exemplo. As cotas raciais não oferecem bolsa de estudos, apenas auxiliam no ingresso.

Outras oportunidades

Os estudantes também podem se candidatar no Programa Faculdade Mais Igual, que é concedido ao candidato descontos que variam de 10 a 100% na mensalidade, conforme comprovação da Renda Familiar Mensal do aluno e, o Programa de Bolsas de Estudos Restituível, que consiste no benefício de 50% de desconto na mensalidade, o bolsista deverá restituir o valor da bolsa recebida após 24 meses de concluir o curso ou cancelar o vínculo. Além disso, a Faculdade também oferta a Bolsa-auxílio, que corresponde a 100% da mensalidade, concedida para alunos que estagiam nos postos de atendimento jurídico mantidos pela própria Instituição em parceria com outros entes públicos, tais como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo.  Os processos seletivos são realizados no decorrer do ano letivo e divulgado pelos canais oficiais da FDSBC e, o estudante pode estagiar até dois anos.

Confira mais informações das bolsas!

 

Vem para a Direito São Bernardo!

 

Ver mais notícias