Direito São Bernardo promove integração aos novos alunos com a Semana do Calouro 2019

Atualizado em 15 de fevereiro de 2019

Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, no período matutino e noturno, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo promoveu a Semana do Calouro 2019. As atrações ocorreram no Anfiteatro Paulo Teixeira de Camargo que visou apresentar aos novos alunos informações sobre a Instituição e o curso de Direito.

Primeiro dia

A Semana do Calouro iniciou da melhor forma com a participação maciça dos novos alunos da FDSBC. A abertura foi realizada pelo Projeto Locomotiva que tocou clássicos de artistas renomados como Beethoven e Mozart.

A programação seguiu com o discurso de boas-vindas feito pelo diretor da Faculdade, o Professor Doutor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa. “Nossa intenção é aproximar a Faculdade do aluno. Queremos gerar pertencimento e a participação dos estudantes dentro da Instituição”, ressaltou.

A coordenadora da graduação, Professora Doutora Thais Novaes Cavalcanti, salientou a importância do Direito para a vida dos estudantes e a sociedade. “Nós temos o dever de resgatar a beleza e a seriedade de nossa profissão. É aqui que vamos buscar nossa realização mais profunda”, comentou.

O coordenador da pós-graduação também deixou uma mensagem aos calouros. “Durante nosso caminho devemos buscar nosso melhor e transformar os obstáculos em oportunidades”, relatou.

Um grande diferencial da Faculdade é a Orientação Jurídica prestada à comunidade. “Os alunos da Instituição tem a oportunidade de participar do estágio oferecido pela Direito São Bernardo. Não adianta ter apenas a teoria é necessário ter a prática”, destacou o Professor Mestre Roberto Bahia, coordenador do escritório-escola.

O Centro Acadêmico XX de Agosto se apresentou e deixou claro aos novos graduandos que eles podem contar com eles sempre que precisar. “O Centro Acadêmico é o órgão de maior representação dos alunos. Que todos sejam bem-vindos e contem conosco”, diz Gabriel Janavicius, presidente do CAXXA.

O encerramento se deu com a Professora Doutora Thais que deixou um convite para participação dos estudantes no restante da Semana dos Calouros 2019.

 Segundo dia

A terça-feira começou a todo vapor com uma aula inaugural do Professor Ms. Gilberto Maistro Junior, a temática permeou sobre o Direito na Sociedade. Ele garantiu aos alunos que o curso será bastante proveitoso a todos. “Vocês estão assumindo um compromisso com o poder de colocar em prática os direitos sociais. Além do conhecimento jurídico vocês devem ter o desenvolvimento humanista”, relatou o professor.

As apresentações seguiram com Anderson Barbosa de Freitas, chefe do Centro de Apoio ao Aluno e a Secretaria. Ele orientou os graduandos sobre a área do aluno, o aplicativo da Faculdade, o sistema de avaliação e a rematrícula. “Nós estaremos sempre dispostos a ajuda-los”, declarou.

Andrea Alves, chefe do Nuprajur, também apresentou informações pertinentes aos novos alunos. Ela informou sobre as atividades complementares, estágio, TCC e os cursos de férias. “Vocês precisam administrar no decorrer do curso todas as suas obrigações e não deixar para o final. Para fazer de forma tranquila”, disse.

A chefe de Finanças, Laura Viana Garcia, comentou sobre as bolsas de estudo que a Direito São Bernardo oferece. “Nosso objetivo para 2019 é que a triagem do aluno seja mais rápida e viabilizada”, afirmou.

No final da manhã o evento se tornou mais descontraído com a apresentação da Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto. “Todos são bem-vindos a participar da Atlética”, relatou o Gustavo Nascimento, presidente da AAAXXA.

A Bateria também participou e deixou uma mensagem aos calouros. “Vivam a Faculdade. E façam parte de uma associação. Não deixem os seus cinco anos passarem em branco”, finalizou Vitor Leonardo Tapia, mestre da bateria.

Terceiro dia

O dia chuvoso não foi motivo de ausência para os calouros da Direito São Bernardo. A programação começou com informações pertinentes aos alunos de Direito. Os Professores recepcionaram os novos estudantes falando sobre Atividades de Pesquisa e Iniciação Científica.

O Professor Doutor Luiz Guilherme Arcaro afirmou aos graduandos que os profissionais de Direito devem sempre pesquisar para ter embasamento ao falar sobre determinado assunto. “A pesquisa jurídica exige que nós saibamos resolver os problemas que vivemos. Isso só é possível com uma investigação aprofundada”, disse.

A palestra seguiu com o discurso do Professor Doutor Roberto Ferreira Archanjo, ele conversou com os alunos sobre os desafios que os aguarda no ramo jurídico. “Nós lidamos diariamente com vidas e nosso dever é se tornar um profissional capaz de lidar de maneira correta com as pessoas e a sociedade”, relatou.

Chefe da Biblioteca, Anacleide Gonçalves Batista, desejou boas-vindas e convidou os novos graduandos a conhecerem a seção. “Nossos alunos têm acesso a um acervo recheado de livros e periódicos jurídicos de excelência”, comentou.

A representação

Na FDSBC os alunos encontram coletivos que os representam de acordo com a crença, raça ou opção sexual. A Professora Doutora Gisele Mascarelli Salgado deu uma introdução sobre a temática que envolve os movimentos estudantis e sociais desde a época do primeiro curso de Direito no Brasil. “Na Faculdade os coletivos vieram trazer uma nova pauta. Os grupos buscam os direitos das pessoas que precisam de auxílio”, afirmou a docente.

O Grupo de Estudos Bíblicos foi fundado em 2015 com objetivo de compartilhar o Evangelho na Instituição. “A mensagem que passamos é que a fé e a razão podem caminhar juntas. A Faculdade nos dá a oportunidade de compartilharmos nossas ideias e crenças”, disse Rebeca de Oliveira Souza, fundadora do GEB.

O Carphania  é o coletivo feminista da Direito São Bernardo . “Nosso objetivo é criar um ambiente mais acolhedor e receptivo as mulheres da Direito São Bernardo”, comentou Giovanna Torres Vaccari, membro do Carphania.

O LGBTQ+ é o coletivo que acolhe as pessoas que se sentem excluídos dentro do ambiente acadêmico. “Precisamos trazer a visibilidade dessa população para a sociedade para que se sintam representados e incluídos na Faculdade”, afirmou Welder Moura, integrante do grupo.

O Cena Preta é fundamental na vida dos estudantes negros e, principalmente mulheres negras, para mostrar que todos são capazes de atingir os objetivos independente do gênero. “O nosso coletivo se posiciona contra atos racistas e apoia os negros na Instituição. Nós também podemos alcançar lugares altos na sociedade”, relatou Layla Cassimiro, representante do coletivo.

Quarto dia

O último dia contou com a participação de duas docentes do primeiro ano do curso de Direito. As Professoras Doutoras Clarice Assalim e Denise Auad. Elas apresentaram dois projetos que coordenam na Direito São Bernardo.

A Professora Dra. Clarice dá aula de Linguagem Jurídica e convidou os alunos a participarem do curso de Práticas de Leitura para aprimorarem os conhecimentos. “Na Faculdade nosso objetivo é fazer com que o estudante seja capaz de interpretar profundamente as informações e textos”, comentou.

O Projeto Tutoria é coordenado pela docente Denise que visa orientar os graduandos em questões pedagógicas e questões relacionadas a preconceito dentro da Instituição. “É importante que a Faculdade tenha um canal de apoio aos alunos. Estamos aqui para ajudar e trazer bem estar a todos”, afirmou.

A Semana do Calouro 2019 foi encerrada com a palestra do historiador Natanael dos Santos que discursou sobre as Trajetórias do Negro no Espaço Geográfico Brasileiro. “Todos nós somos pertencentes a uma raça apenas, a humana”, relatou o palestrante. (confira reportagem completa)

A caloura Lívia Tonet compareceu todos os dias da Semana do Calouro, ela veio junto com seu pai, Marcelo Tonet, na quinta-feira. “A parte que mais gostamos, além de conhecermos a estrutura da Faculdade, foi a palestra do professor Natanael por ser muito esclarecedora e desconstruir estereótipos sociais”, finalizou a aluna.

Confira galeria:

11 de fevereiro

Matutino

Noturno

12 de fevereiro

Matutino

 

Noturno

13 de fevereiro

Matutino

Noturno

14 de fevereiro

Matutino

Noturno

 

 

Veja também o vídeo do primeiro dia da Semana do Calouro:

Matutino

Noturno

Vídeo do segundo dia da Semana do Calouro:

Matutino

Noturno

Vídeo do terceiro dia da Semana do Calouro:

Matutino

Noturno

Vídeo do quarto dia da Semana do Calouro:

Matutino

Noturno

Reportagem: estagiária – Gabriela Freitas

Edição: chefe da Comunicação – Juliana Bontorim

 

 

Ver mais notícias