-->

Entenda o Novembro Azul

Com o intuito de enfatizar a importância da prevenção do Câncer de Próstata e a saúde do homem, o Novembro Azul é um mês de ações em prol da conscientização.

A campanha, instituída em 2011, tem como objetivo alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens e a causa da morte de quase 30%. O movimento, atualmente, é o maior em questão da saúde masculina, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já ultrapassou 47 mil óbitos por consequência da doença entre 2019 e 2021.

Por mais que seja considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, não ignorar os métodos de prevenção é fator essencial para a cura. Portanto, fazer o exame de próstata, periodicamente, a partir de uma certa idade, além de cuidar da saúde física e mental é de suma importância. 

Em São Bernardo do Campo, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão reforçar os serviços de saúde do homem, ampliando exames, consultas e outros procedimentos. A ação também promoverá o “Dia D” no dia 26 de novembro em sete UBSs localizadas na Paulicéia, Baeta Neves, Santa Terezinha, Vila Euclides, Vila Rosa, Orquídeas e Finco. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h, sob demanda livre para exames da próstata, além de palestras e rodas de conversa.

Para participar, o munícipe deve ir até a unidade mais próxima e apresentar documento com foto acompanhado da carteirinha da UBS.

A Direito São Bernardo acredita que apoiar e incentivar questões sobre a saúde masculina, em evidência o câncer de próstata, é uma forma de promover qualidade de vida e conhecimento.

Previna-se! 

Fonte: Ministério da Saúde / Prefeitura de São Bernardo do Campo 

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Laura Amaral 

Ver mais notícias