Escadarias de São Bernardo recebem vida nova com projeto da Cultura

Iniciado há duas semanas, com forte repercussão positiva, o projeto da Secretaria de Cultura, que, junto de voluntários e alunos do curso grafite da Divisão de Ações Ligadas à Juventude (Dajuv), dá vida nova às escadarias de acesso pela cidade, transformou mais uma delas, neste sábado (10/06).

A ação é incentivada pelo prefeito Orlando Morando e complementa outras atividades da Administração com mesmo objetivo. “No início do mandato, revitalizamos todos os pontos da cidade que tinham pichações. Neste momento, estamos recuperando pontos de descarte de lixo irregulares, os pontos viciados. Este iniciativa inédita da Cultura, além de alegrar nossos olhos, permite aos artistas desenvolver as lições aprendidas no curso e deixar as suas marcas de forma positiva, no nosso município”, declarou o chefe do Executivo, que esteve no local da nova intervenção, na Rua Vergueiro.

Pichar espaços públicos tornou-se proibido, por meio da “Lei Parede Limpa” em março de 2017. “Nosso objetivo é que as pessoas se sintam mais felizes transitando por São Bernardo, com paisagens mais convidativas. Ao mesmo tempo, permite com que nossos alunos expressem sua criatividade de forma lúdica, contribuindo para que as pichações fiquem de lado de vez, na nossa região”, completou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.

Na atividade de sábado, a aluna de Grafite e Street Dance, Bianca da Silva Rodrigues, de 16 anos, estava entre os 15 voluntários e disse que espera ver outros jovens engajados. “Não estamos deixando apenas a nossa marca, queremos ser exemplo de cidadania, de que podemos fazer mais pelo próximo, e ajudar a melhorar o local em que vivemos”, comentou a moradora do Baeta Neves.

A nova escadaria ganhou tom alaranjado com detalhes em grafite de flores azuis e rosas e contornos pretos. Os próximos pontos que receberão as intervenções já estão sendo estudados.

OFICINAS CULTURAIS – Aos interessados em fazer parte da ação ou se inscrever nos cursos oferecidos devem ser dirigir a Dajuv (Avenida Redenção, 271 – Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Ver mais notícias