Nota de Falecimento

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento, hoje, do Dr. Eduardo Domingos Bottallo, Diretor na gestão 1988-1993, e Professor Honoris Causa da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Nossos sentimentos à família.

 

Relembre a história: (currículo extraído do site do escritório Bottallo)

 

Formado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC São Paulo, Professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, da qual foi também Diretor.

Participou de diversas bancas examinadoras em concursos públicos para admissão de juízes e professores universitários.

Exerceu os cargos de Conselheiro da OAB-SP e de Conselheiro e Vice-Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo.

Foi advogado militante na região da Grande São Paulo.

Ao terminar seu curso acadêmico, recebeu o Prêmio Rodrigues Alves como o melhor aluno de sua turma. Foi também premiado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo em concurso promovido para selecionar os Melhores Arrazoados Forenses. Recebeu da 39ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil – Santo André, o título de “Advogado Exemplar”.

Em novembro de 1993, por deliberação de seu E. Plenário, foi agraciado com o Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em agosto de 1999, foi agraciado com o Colar do Mérito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo.

Participou de Comissão do Ministério da Justiça constituída por ato do Sr. Presidente da República para apurar o destino de bens nazistas.

Foi, também, Juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, como representante da classe dos juristas.

OBRAS PUBLICADAS

Curso de Direito Empresarial (3 volumes) – Editora Resenha Tributária, São Paulo.

Procedimento Administrativo Tributário – Editora Revista dos Tribunais, São Paulo.

Dívidas Fiscais II – Processo Judicial – Editora Saraiva, São Paulo.

Foi autor, ainda, de cerca de noventa trabalhos jurídicos, entre capítulos de livros, traduções, pareceres e artigos doutrinários publicados em repertórios especializados, notadamente Revista de Direito Tributário, Revista de Direito Público, Revista do Advogado (AASP) e Revista Dialética de Direito Tributário.

Foi autor, também, de dois livros de Crônicas (“O Torto e o Direito” e “Textos em Contextos“) resultantes de sua colaboração na imprensa da Região do ABC.

 

EMPRESA

Fundado em 1985 na cidade de Santo André , o escritório de advocacia Eduardo Bottallo & Associados Advogados é um dos mais antigos da região. Com diversas especializações e grande experiência na área de Direito, o fundador, Eduardo Domingos Bottallo, também atuou como professor e é autor de diversas obras.

 

Ver mais notícias