Organização da formatura: misto de sentimentos para o grande dia do mundo acadêmico

Comissão 50 também integra ações sociais aliadas a entretenimento

A festa de formatura tem data marcada para dia 13/04/2019, mas para um grande evento como este é necessário muito preparativo. Os responsáveis por este grande momento são equipe, formada por 20 pessoas e denominada Comissão 50.

Em busca de uma festa inesquecível, a comissão uniu conjunto de ideias para o projeto.  “Buscamos entender qual é o sentimento do pessoal dentro da faculdade e o que realmente eles querem. A gente tem representantes de todas as salas dentro da comissão” explica Ian Delgado, formando e coordenador geral da comissão.

A preocupação da turma sempre foi criar um plano que, além da formatura, também envolvesse ações sociais dentro e fora da faculdade. Um exemplo disso foi o ‘bota-fora’, um encontro festivo que arrecadou diversos quilos de alimentos para os funcionários da limpeza da Direito São Bernardo. “A formatura é pra todo mundo, infelizmente alguns não tem condições, mas a gente sempre buscou meios para que todos pudessem participar, por meio de rifas e esse tipo de coisa.” conta Giulio Zanone Eugênio, formando e tesoureiro da Comissão 50.

Com a preocupação de fazer uma gestão transparente e sem influências na escolha de empresa, eles criaram um projeto com tudo que eles desejam para a festa e possíveis orçamentos, para depois determinar uma empresa. “Nossa preocupação sempre foi que quem estiver na festa se sinta de fato em casa, se sinta a vontade com seus amigos” explica Giulio.

A ansiedade para o evento também é muito forte, principalmente para os membros da comissão que estão organizando esse projeto há três anos. “Nós ouvimos muitos alunos querendo saber informações de como será o cardápio, o bar, e tudo mais. Nós os entendemos, e estamos até mais ansioso, porque é uma responsabilidade muito grande” informa Ian.

Antes da festa começar já ocorreram as votações para decidir sobre as músicas que serão tocadas e os oradores da turma. As atrações da formatura estarão nas mãos dos músicos da banda CPM22, MC Kitinho e Exalta Samba, além do DJ, Bateria e da Banda de Formatura.

Os oradores da sala foram escolhidos também os alunos são: Gabriela Barros, Rafael Lage, Mariana Picoli, Lais Aguiar, Giovanna Carrara e Giulio Zanone. Paraninfos: Profª Ms. Bianca Mendes Pereira Richter e Profª Dra. Carmela Dell’Isola. Patronos: Profº Dr. Alenilton da Silva Cardoso e Profº Dr. Estevan Pousada. E o homenageado será o Profº Dr. Carlos Eduardo Batalha da Silva e Costa.

Formação na Direito São Bernardo

Após cinco anos na Direito São Bernardo, o ex-coordenador geral do Centro Acadêmico e formando Giovanni Toledo Monteiro conta que a faculdade foi um ‘laboratório da vida’ e ressalta a importância que a turma 50 teve para a faculdade. “Foi uma experiência impagável. A partir da nossa turma, que começaram a surgir movimentos como o LGBT e o Negro, porque foi criado um sentimento de que todo mundo tem oportunidade de ter voz na faculdade.”

O formando Giulio Eugênio também relembra as conquistas que a turma alcançou nesses últimos anos e explica que esses méritos estarão presentes por muito tempo dentro da faculdade. “De 2014 pra cá muita coisa mudou. Hoje temos o programa de cotas aqui, tem programa de bolsa, tem um centro acadêmico reformado, porque quando a gente entrou ele estava praticamente largado. Então fazer parte de tudo isso nesses cinco anos é acima de tudo gratificante.”

Por fim, o estudante Ian Delgado recorda que esses cinco anos não foram fáceis, mas relata que se sente preparado para enfrentar o mercado de trabalho, e que além de conhecimento profissional também teve a oportunidade de crescer pessoalmente e de aprender a lidar com opiniões diferentes. “A gente faz amizades e aprende a viver junto e a conversar com pessoas com outras ideias. Eu mesmo entrei com a cabeça muito fechada aqui na faculdade, mas conheci outras realidades e mudei muito.”

 

Reportagem: estagiária – Beatriz Cordeiro

Edição: chefe de reportagem – Juliana Bontorim

Ver mais notícias