fbpx

Mês de ações educativas inclusivas em mobilidade

Mês de ações educativas inclusivas em mobilidade
Sexta-feira, 4 de setembro de 2015.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo promove, em setembro, o Mês de Ações Educativas Inclusivas de Mobilidade. A ação, que será realizada durante todo o mês, é organizada pelas secretarias de Transportes e Vias Públicas e Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com outras secretarias municipais. Serão realizadas diversas atividades educativas, contemplando a Semana Nacional do Trânsito e o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, abordando os temas “Pedestre Seguro” e “Inclusão da Pessoa com Deficiência”.
O objetivo é sensibilizar a população e reforçar as orientações de prevenção de acidentes no trânsito, como atravessar na faixa de pedestres, não dirigir quando ingerir bebidas alcoólicas, respeitar os limites de velocidade, respeitar as vagas e assentos preferenciais e não utilizar aparelhos eletrônicos ao circular nas vias.
Faz parte da programação a realização de oficinas, exibição de filmes, seminários e palestras. O destaque será no dia 21, domingo, quando é lembrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Mundial Sem Carro. A Avenida Barão de Mauá, na Chácara Inglesa, será interditada aos veículos em parte do dia, para ser utilizada com exclusividade pelas pessoas, com objetivo de estimular a reflexão sobre o uso sustentável e integrado dos diferentes modos de circulação no espaço urbano.
Veja abaixo a programação:
Se beber, quem dirige?
Intervenção teatral que será realizada em bares localizados em três dos tradicionais redutos frequentados pelos que gostam de curtir uma happy hour.
Av. Kennedy, Jardim do Mar – dias 4 e 18, 21h30;
Av. Prestes Maia, Centro – dia 11, 2130;
Rua Antártico, Jardim do Mar – dia 25, 21h30.
O trânsito e o pedestre, vamos combinar?
Intervenção teatral que acontecerá em alguns dos locais mais movimentados da cidade, visando orientar e conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito mútuo no trânsito.
Praça Lauro Gomes – dia 5, 10h;
Praça Salvador Arena – dia 6, 14h;
Parque Raphael Lazzuri – dia 12, 14h;
Praça João Olympio Bassani – dia 13, 10h;
Parque da Juventude Città Di Maróstica – dia 26, 14;
Praça Giovanni Breda – dia 27, 14h.
Palestra: Direção segura e dicas de segurança
Dicas de mobilidade segura para motociclistas e motoristas. Centro de Reflexão de Trânsito, Rua Humberto Gastaldo, 40, Parque São Diogo (ao lado do Ginásio Poliesportivo) – dias 18, das 9h às 10h30, e 23, das 14h30 às 16h.
Semana Educativa do Trânsito
Atividades e brincadeiras com crianças com base nos livros “De olho nos sinais” e “Brincando e aprendendo no trânsito”. Biblioteca Machado de Assis (Riacho Grande) – dias 23, 24 e 25, 14h.
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e Dia Mundial Sem Carro
Dia repleto de atividades para celebrar estas duas importantes datas. Entre as atrações culturais confirmadas estão Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, grupos teatrais, dança cigana, apresentações de corais do Centro de Referência do Idoso, contações de histórias, coreografia da Terceira Idade, apresentação de jovens com mobilidade reduzida atendidos pelos CRAS, capoeira e caratê inclusivos.
Haverá também brinquedos infláveis, ciclovia, Expresso Lazer, basquete sobre rodas, pintura infantil, oficinas educativas de trânsito e dicas de manutenção de motos. Outras atrações que prometem agradar crianças e adultos são ônibus articulado, Jardineira de 1956, Ecomóvel, Bichos da Zoonose, Ambulância do Samu, Carro de Bombeiros, Viatura e Moto Trânsito e exposição de fotos antigas dos meios de transporte. – Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, dia 20, das 9h às 15h.
Oficina – Braille: ouvir, sentir e incluir
Dia 21 de setembro, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, na Biblioteca Monteiro Lobato, Rua Jurubatuba, 1.415, Centro. Mais informações: 4330 2888/4332 9698.
Os desafios de ser mulher e deficiente
Roda de conversa que acontece na Biblioteca Monteiro Lobato. Dia 24, 19h.
Dia D
Dia Nacional para Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. Central de Renda e Trabalho, dia 25, das 9h às 16h.

 

Ver mais notícias