Comunicado Oficial – Reajuste de mensalidades para 2015

COMUNICADO OFICIAL – REAJUSTE DE MENSALIDADES PARA 2015
São Bernardo do Campo, 12 de agosto de 2014, terça-feira.
A Direção da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo se sensibiliza e reconhece o esforço dos alunos e seus familiares para honrar os pagamentos das mensalidades para com a Instituição, cuja manutenção depende exclusivamente de tais recursos. A FDSBC não recebe subsídios de nenhum ente público ou privado.
Antes de definir o percentual do reajuste para 2015, a FDSBC reuniu-se com os representantes acadêmicos (CAXXA) nos dias 05 e 07 de agosto, quando as partes procuraram esclarecer todos os pontos e dúvidas de seus interesses.
Estão previstos investimentos importantes para os anos de 2015/2016, objetivando melhor atendimento à Comunidade Acadêmica, como as obras para construção da nova biblioteca e a melhoria da acessibilidade em todo o campus,  de modo a cumprir também às exigências do Conselho Estadual de Educação e do Ministério Público.
A Bolsa de Estudos por carência econômica de 2014 atendeu a todos os alunos classificados. Não foram contemplados apenas os que não cumpriram as exigências do edital (como documentação e comprovação da renda per capita, por exemplo). Ainda assim, a FDSBC mostrou-se disposta a rever os critérios do Programa, em parceria com o CAXXA, de forma a torná-lo mais abrangente.
O percentual de reajuste foi calculado levando-se em consideração a previsão de aumento das despesas para 2015, a exemplo do contrato de Segurança Patrimonial, que deverá sofrer reajuste muito acima da inflação em razão da nova lei que prevê o pagamento de adicional de periculosidade (30%).
A inflação percebida no período de 2009 a 2014 é superior aos reajustes das mensalidades aplicados no mesmo período, conforme cálculos apresentados aos representantes discentes em reunião.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município, que estabelece os critérios para elaboração do orçamento 2015, determina que as receitas e despesas deverão ser estimadas tomando-se por base o índice da inflação apurado nos últimos doze meses. O índice acumulado do IPCA corresponde a 6,52%.
Após análise orçamentária, o reajuste necessário para o ano de 2015 é de 7% (sete por cento), ainda assim mantendo a mensalidade da FDSBC em valor inferior ao praticado em 2014 por outras Instituições de Ensino de qualidade equivalente.
Era o que nos competia informar à Comunidade Acadêmica.
Atenciosamente.
Marcelo José Ladeira Mauad
Diretor

 

Ver mais notícias