Calouros participam da Aula Inaugural na Direito São Bernardo

Calouros participam da Aula Inaugural na Direito São Bernardo
Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016.
No dia 18 de fevereiro, quinta-feira, foi realizada a Aula Inaugural na Semana do Calouro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Os novos universitários tiveram o primeiro contato com conceitos das ciências jurídicas nas palestras proferidas por dois professores da Casa: o Prof. Dr. Estevan Lo Ré Pousada, no período da manhã, e a Profª. Drª. Denise Auad, na parte da noite.
Iniciando as atividades do dia, o professor Estevan chamou a atenção dos calouros para uma questão de suma importância: “O comprometimento do estudante da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo com um mundo de intensas transformações”. “Eu quero acreditar que os senhores entraram na Faculdade de Direito querendo construir um mundo melhor”, afirmou logo na abertura o professor.
Ao longo da aula, ele falou sobre a importância da dedicação dos alunos aos estudos, sobretudo diante das características da sociedade contemporânea, em que enfrentamos situações como a coisificação da pessoa humana, e do atual cenário do mercado de trabalho, no qual apenas a OAB/SP possuía, até o final de 2015, quase 360 mil advogados inscritos.
O professor Estevan alertou os alunos sobre a grande responsabilidade social que terão como operadores do Direito, enfatizando a necessidade de sempre manterem a ética em suas ações. “Não se deixem levar por pessoas inescrupulosas. Todos os atos de corrupção que nos causam asco atualmente têm uma coisa em comum: tiveram origem em atos de corrupção cotidiana”, declarou.
Na aula da noite, a professora Denise realizou uma breve apresentação do curso e ouviu dos calouros as expectativas em relação ao estudo do Direito. Os alunos participaram da palestra com perguntas e opiniões a respeito dos temas levantados pela professora, como a responsabilidade social na profissão e a preparação para a carreira. “Queremos que vocês tenham consciência do impacto da atuação profissional em todos os âmbitos sociais. Vocês estarão lidando com a Justiça do país, com decisões sobre a vida de outras pessoas”, salientou a professora.
Também foram comentados na aula temas como decisões polêmicas julgadas pelo Supremo Tribunal Federal, a necessidade de conhecimento da Constituição Federal por todos os cidadãos, o surgimento de áreas diferentes no Direito, como o Direito Digital, entre outros. “Quanto maior for o conhecimento interdisciplinar do profissional para lidar com a sociedade contemporânea, maior será o seu sucesso. Comecem a planejar a carreira de vocês desde já, direcionando os estudos na faculdade”, orientou a professora Denise.
Para o estudante Victor Guilherme Leonardo Severo de Oliveira, ingressante no 1ºAD, a Aula Inaugural proporcionou perspectivas bastante positivas sobre o curso de Direito. “Hoje foi o dia em que realmente tive aquele choque de realidade e entendi a proposta da Faculdade. Isso me mostrou que eu estou no lugar certo. Acredito que vou me desenvolver aqui, porque as palavras do professor Estevan fizeram com que eu desejasse me tornar um ser humano melhor. Acredito que tenho tudo para realizar meu trabalho de forma digna e competente”, disse o calouro. Victor também contou que, por enquanto, tem como foco a área da advocacia, mas que os próximos cinco anos deverão revelar qual área ele realmente irá seguir.

Ver mais notícias