Direito São Bernardo inicia Semana do Calouro

Direito São Bernardo inicia Semana do Calouro
Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016.
No dia 15 de fevereiro (segunda-feira), a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo deu início as aulas do ano letivo de 2016 e recebeu seus novos alunos com as atividades da tradicional Semana do Calouro. O evento tem como principais objetivos integrar os estudantes recém-chegados ao ambiente universitário e convidá-los a participar de seus primeiros debates acerca de assuntos ligados diretamente às ciências jurídicas.

Os calouros foram recebidos pelo diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, que proferiu palestras nos períodos da manhã e da noite no anfiteatro da instituição abordando temas como a importância do Direito e as escolhas profissionais dos estudantes. Além disso, apresentou um breve histórico de conquistas Faculdade, como a recente classificação no 5º Selo OAB Recomenda. “A Faculdade, de fato, é reconhecida e muito bem-vista pelo mercado de trabalho. Isso porque é uma instituição que está constantemente buscando por qualidade”, ressaltou o diretor.
O calouro João Marcos Silveira Rossi, ingressante no 1º AD, falou sobre sua decisão pelo curso da Direito São Bernardo. “Meu irmão fez faculdade aqui e ele acabou me mostrando um pouco do curso, contou que a escola é boa. Então, eu decidi cursar”, explicou o estudante.
Durante o primeiro dia de aula, os alunos também se uniram em uma importante campanha social com tom de brincadeira: o Trote Solidário. A atividade é uma iniciativa do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto) e uniu três campanhas: o Trote Sem Opressão; o Trote Sustentável, realizado em parceria com a Prefeitura de São Bernardo (que disponibilizou caçambas para evitar lixo nas ruas); e a campanha de arrecadação de alimentos, que inclui uma palestra no dia 20 de fevereiro (sábado), em que a entrada será de 1 Kg de alimento.
A coordenadora de palestras do CAXXA, Larissa Rosa, estudante do 4º BN, contou que a campanha começou muito bem, com venda de tinta à base de água para o trote e arrecadação de alimentos. “Não esperávamos tanto. Estamos bastante satisfeitos com os resultados”, afirmou. As doações arrecadadas irão para os bancos de alimentos das cidades de São Bernardo do Campo e de Santo André. As campanhas também serão divulgadas nas salas de aula e pelas redes sociais.
A caloura Bárbara de Cássia Castilho Corrêa, do 1º BD, participou do trote e falou sobre a importância da brincadeira.  “Eu acho legal, faz parte do momento. Além disso, podemos conhecer melhor o pessoal da nossa sala, não tem por que não participar”, declarou.
As atividades da Semana do Calouro ocorrem até o dia 19 de fevereiro, sexta-feira, nos períodos matutino e noturno, e incluem atividades como o Painel de Carreiras Jurídicas, o encontro com as representações acadêmicas, aula inaugural e apresentação de filme seguida de debates.

 

Ver mais notícias