Direito, Cinema e Justiça

Direito, Cinema e Justiça
10 de agosto de 2015, seguna-feira.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo convida para o 2º debate de Direito e Arte – Direito Cinema e Justiça. O evento contará com debates, tendo como moderador o professor Marcelo José Grimone, além de palestrantes de notório saber jurídico. Trata-se não apenas de disseminar conhecimento, mas, principalmente, de promover  maior conscientização no que tange ao verdadeiro papel dos operadores de Direito na promoção de justiça dentro das regras do Estado Democrático.
Programação:
Dia 13/08/2015 – 20h
Exibição do filme: Separados, mas iguais”, de George Stevens Jr.
A exibição relata a história das dificuldades enfrentadas pelos alunos negros no Condado de Claredon situado em Carolina do Sul, no início dos anos 50. Estes alunos sofriam com a segregação racial, situação esta em que as escolas separavam os alunos brancos dos negros. Os estudantes brancos detinham toda a verba estipulada pelo governo para usufruir de um ensino de qualidade, enquanto os alunos negros recebiam três vezes menos do estado e não tinham sequer a infraestrutura necessária para desfrutar do direito à educação que é imprescindível, ou seja, estes alunos viviam em uma situação visível de desigualdade. Conscientização no que tange ao verdadeiro papel dos operadores de Direito na promoção de justiça dentro das regras do Estado Democrático desta área.
Dia 14/08/2015 – 20h
Debate:
Coordenação: Marcelo José Grimone
Mestre em Filosofia do Direito pela USP. Doutorando em Filosofia do Direito pela PUC. Historiador. Professor da UNIP e Coordenador do Curso de Direito da UNISAL.
Convidados:
Carlos Ibanez
Professor universitário desde 2006. Graduou-se em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999); Cursou especialização em Direito Constitucional na Escola Superior de Direito Constitucional (2002), onde iniciou sua pesquisa nas ideias do Novo Constitucionalismo e no Constitucionalismo do Porvir. Mestre e Doutorando em Direito pela PUC e professor UNIP, PUC e UNISAL.
Laércio José Loureiro dos Santos
Advogado. Militante em Movimentos Sociais. Foi presidente do Centro Acadêmico 22 de Agosto da PUC-SP. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor Assistente da PUC. Professor do Cento Universitário Salesiano de São Paulo. Professor titular da UNIP. Professor titular da disciplina “Interesses Difusos e Coletivos” e Direito Constitucional no Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Palestrante e Convidado do Núcleo de Direitos Humanos do UNISAL
Vanessa Alves Vieira
Defensora pública. Coordenadora no Núcleo de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Serviço: 
Dias 13 e 14 de Agosto, 20h
Entrada: Franca – a partir de 14 anos.
Haverá para aqueles que realizarem as inscrições (Com o nome e e-mail) até o dia 11 de agosto pelo e-mail:  projetodireitoearte@gmail.com, confirmando a participação, a emissão de um certificado pela Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – EDEPE.
Secretaria de Cultura -Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo; Seção de Desenvolvimento de Linguagens Artísticas; Secretaria de Cultura/ Teatro Lauro Gomes
Mais informações: www.saobernardo.sp.gov.br/cultura

Ver mais notícias