Ministro Lewandowski, ex-aluno e ex-professor da FDSBC, assume Presidência do Supremo Tribunal Federal

Ministro Lewandowskiex-aluno e ex-professor da FDSBC, assume Presidência do Supremo Tribunal Federal
12 de setembro de 2014, sexta-feira.
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 1973, o Ministro Ricardo Lewandowski assume, aos 66 anos, a Presidência do Supremo Tribunal Federal, o mais alto posto da Justiça brasileira. A solenidade de posse ocorreu na quarta-feira, dia 10 de setembro. O Ministro que ingressou no STF em março de 2006, com a aposentadoria do ministro Carlos Velloso, comandará a Suprema Corte pelos próximos dois anos. A posse do Ministro Ricardo Lewandowski na Presidência do STF é motivo de muita honra e júbilo para toda a comunidade acadêmica da Direito São Bernardo!
Lewandowski também se formou em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1971. O Ministro é mestre (1980), doutor (1982) e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP (1994). Obteve nos Estados Unidos o título de Master of Arts na área de Relações Internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University (1981). Atualmente é professor titular de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito da USP.
O Ministro, que também foi professor da Direito São Bernardo, comandou a Aula Magna da instituição no ano de 2012. Na ocasião, o jurista demonstrou a estima que mantém pela Instituição. “Embora de longe, tenho acompanhado a projeção nacional que tem essa Casa de ensino, que se coloca sem dúvida nenhuma entre as melhores do país, reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura, pela Ordem dos Advogados do Brasil e que se destaca no conceito acadêmico por várias razões. A primeira delas é a excelência do corpo docente, também pelo fato de ser uma das poucas escolas superiores públicas isoladas e por esse trabalho não apenas de ensino, mas de extensão, de serviços à comunidade, que é um grande papel das universidades”, declarou para uma plateia de 1300 pessoas durante o evento no Cenforpe.
Atuação profissional – Enrique Ricardo Lewandowski nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 11 de maio de 1948. Exerceu a advocacia de 1974 a 1990 e foi conselheiro da OAB/SP de 1989 a 1990. O ingresso na magistratura se deu como Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados, onde atuou de 1990 a 1997. Depois disso foi promovido a desembargador do TJ Bandeirante, por merecimento, onde integrou as seções de Direito Privado, Direito Público e o Órgão Especial, entre os anos de 1997 e 2006. O ex-aluno da Direito São Bernardo também foi vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros de 1993 a 1995.

Ver mais notícias