Palestra do Dr. Sidnei Beneti e Júri Simulado marcam encerramento da XIV Semanajur

Palestra do Dr. Sidnei Beneti e Júri Simulado marcam encerramento da XIV Semanajur
20 de outubro de 2014, segunda-feira.
O encerramento do V Congresso Jurídico-Científico e XIV Semanajur da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo foi marcado por dois importantes eventos: a palestra do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça e ex-professor da Instituição, Prof. Dr. Sidnei Beneti, e a apresentação do Júri Simulado pelos alunos da graduação. As atividades ocorreram na sexta-feira, 17 de outubro, no Cenforpe, contando com a presença da comunidade acadêmica e de convidados, entre eles, o Dr. Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, juiz que presidiu o Tribunal do Júri no caso conhecido como o “Massacre do Carandiru”.
No período da manhã, o Dr. Beneti falou sobre a “Modernização dos Tribunais Superiores”, abordando as medidas que devem ser tomadas para que haja mais rapidez e qualidade nos julgamentos. “Grande parte dos problemas no sistema judiciário está no modo como se organizam os tribunais superiores, seja no andamento dos processos, pela divisão interna dos serviços ou pela realização das sessões. Há também a necessidade da formação de uma jurisprudência estável e clara”, afirmou o jurista, destacando também a excessiva quantidade de processos em andamento no Brasil, que já atinge a marca de 100 milhões.
No período da noite, houve a apresentação dos alunos da graduação na simulação do Júri que tratou da morte de 111 presos da Casa de Detenção de São Paulo, no dia 2 de outubro de 1992, caso que ficou conhecido como o “Massacre do Carandiru”, tendo inclusive repercussão internacional. O Júri Simulado teve ênfase nos debates entre a acusação e a defesa e, ao contrário do que ocorreu com o julgamento real, os policiais foram inocentados pelo júri.
De acordo com o coordenador da atividade, Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva, os alunos se prepararam ao longo de três meses para a apresentação. “Tivemos a oportunidade de organizar esse plenário para que os alunos pudessem expor suas posições, o que aprenderam na Faculdade, teorizando o que foi estudado e planejado. O resultado foi excepcional, independente do resultado concreto do julgamento, condenados ou absolvidos, o importante foi o trabalho de cada equipe e os alunos ultrapassaram as expectativas. Foi sensacional”, afirmou o professor.
No final das apresentações, o diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, agradeceu a presença de todos nas atividades promovidas durante a semana e elogiou o empenho dos estudantes. “A realização do Júri Simulado foi um momento marcante na história da Faculdade, ainda mais por se tratar do Júri do caso que é descrito como o mais importante do país, que foi tão bem reproduzido e interpretado pelos alunos, tanto pela defesa quanto pela acusação, que estiveram sempre assistidos pelos professores e expuseram o trabalho para um público de aproximadamente mil pessoas no Cenforpe. É um orgulho enorme para todos nós e eu me sinto muito feliz por participar desse momento tão importante para a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo nos seus 50 anos”, declarou o Dr. Mauad.

Ver mais notícias