Sustentabilidade na indústria da moda é tema de debate na FDSBC

Sustentabilidade na indústria da moda é tema de debate na FDSBC
Sexta-feira, 14 de agosto de 2015.
Sob a perspectiva do Direito Ambiental, especialistas discutem relação entre o meio ambiente e o consumo ligado à moda
Estabelecer uma relação sustentável entre o meio ambiente e o consumo nos diversos segmentos do mercado é uma das principais preocupações da sociedade atual, e o Direito tem uma função primordial na regulação desse universo. Tendo em vista a importância do assunto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza, no dia 29 de agosto, o V Encontro sobre Direito Ambiental, que terá como temática: “Sustentabilidade, meio ambiente e consumo: indústria da moda”.
A primeira palestra será proferida pelo Prof. Ms. Ricardo Morishita Wada, que tratará do tema “Sustentabilidade e consumo: obsolescência programada na indústria da moda barata”. O convidado é consultor, advogado e professor de Direito do Consumidor no IBMEC, Escola de Direito de Brasília – IDP e Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Formado pela PUC/SP, mestre em Direito pela USP e doutorando pela PUC/SP, foi diretor nacional do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Presidente Pro Tempore do Foro Ibero-americano das Agências Governamentais de Proteção ao Consumidor. Além disso, é delegado brasileiro para reforma das diretrizes de defesa do consumidor nas Nações Unidas – ONU.
A segunda palestra será responsabilidade do Prof. Ms. Edis Milaré, que falará sobre “Sustentabilidade e meio ambiente – produção em larga escala”. Graduado pela Universidade Mackenzie e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP, o convidado é sócio-gerente e consultor em Direito Ambiental da Milaré Advogados, em São Paulo.  Procurador de Justiça aposentado do Estado de São Paulo, foi o primeiro coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, além de secretário do Meio Ambiente, professor de Direito Ambiental e advogado.
Para debater com os palestrantes, foi convidada a Estilista Ms. Eloisa Ferraro Artuso. Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Eloisa trabalha há mais de dez anos como estilista e passou por grandes marcas brasileiras. Em 2013, concluiu seu mestrado em Design Futures na Goldsmiths, University of London, com foco em consumo consciente na moda. Com a experiência adquirida ao longo da carreira, Eloisa passou a olhar a moda de forma mais holística e, atualmente, seu trabalho está fundamentado no espaço onde sustentabilidade, cultura e comunicação se fundem com design. Além de atuar como estilista, ela palestra, escreve e faz parte do movimento Fashion Revolution no Brasil, no qual se dedica a ações para promover a sustentabilidade e ética na indústria da moda.
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.direitosbc.br, entre os dias 17 e 26 de agosto. Para mais informações, entre em contato pelos números (11) 3927-0222 e (11) 4123-0222 (nos ramais 194, 196 e 240). Vagas limitadas.
Serviço:
Evento: V Encontro sobre Direito Ambiental da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Data: 29 de agosto de 2015, das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro da FDSBC – Rua Java, 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP;
Inscrições: de 17 a 26 de agosto, pelo site www.direitosbc.br;
Investimento: alunos R$ 12; demais interessados R$ 20.
Informações: CAC – 3927-0222 ou 4123-0222 (ramais 194/196/240).

 

Ver mais notícias