fbpx

Alunas da Direito São Bernardo promovem “Semana Cena Preta”

Alunas da Direito São Bernardo promovem “Semana Cena Preta”
Terça-feira, 01 de dezembro de 2015.
Atividades organizadas por estudantes negras da faculdade incentivaram discussões sobre temas voltados à luta contra o racismo
Entre os dias 11 e 13 de novembro, foi realizada na Faculdade de Direito São Bernardo do Campo a “Semana Cena Preta”, um evento para discussão de temas ligados à igualdade racial. A iniciativa partiu das estudantes negras Ágatha de Miranda (3ºDD), Vanessa Almeida (2ºBD), Laís Carolina Procópio Garcia (3°DD), Izabella Gomes (3º BD) e Layla Coelho Cassimiro (1ºDN) depois que pichações racistas foram encontradas no banheiro feminino da instituição, na última semana de outubro. O evento também recebeu o apoio da Faculdade.
Durante a “Semana Cena Preta”, foram realizadas diversas ações de conscientização contra o racismo, entre elas: rodas de conversas com alunos e convidados, como o grafiteiro Cena7; a apresentação teatral do coletivo “DiadeNega”; mostra de videoclipes de artistas negros, como o grupo de rap Racionais MC’s; mostra de totens com fotos e frases de importantes personalidades da cultura negra, como Martin Luther King e Angela Davis; colagem de cartazes e faixas. Todas as atividades ocorreram no pátio da faculdade durante os intervalos das aulas, nos períodos da manhã e da noite.
“Estamos na luta e não vamos parar”, declarou a estudante Ágatha Miranda aos colegas de faculdade e demais presentes durante um dos encontros, a respeito do enfrentamento de atitudes racistas na Instituição e na sociedade. Confira a seguir os relatos das outras alunas integrantes do grupo que organizou a “Semana Cena Preta” na Direita São Bernardo:
Layla Coelho Cassimiro, 18 anos, 1ºDN – “Após ser encontrada uma declaração racista em um dos banheiros femininos da faculdade, eu e mais algumas alunas negras nos reunimos em prol de aniquilar o racismo da instituição e introduzir mais negros(as) na mesma. Organizamos um evento, ‘Semana Cena Preta’, no qual conseguimos transmitir um pouco do que é ser negro nos dias de hoje. Fizemos debates, rodas de conversa, trouxemos um outro grupo de negras que transmitiram uma exímia mensagem através do teatro, entre outras atividades. Foi um momento extremamente importante para nós, negras, pois conseguimos mostrar que a nossa realidade não é um conto de fadas, e, ainda, mostrar para os demais estudantes que estamos abertas para discutir acerca do assunto e lutar para que o racismo acabe.”
Izabella Gomes, 3º BD – “A ‘Semana Cena Preta’ foi em resposta ao episódio racista, mas também em resposta ao racismo diário que fomos e somos submetidos diariamente. A ‘Semana Cena Preta’ enquanto construção do alunado preto da Direito SBC foi de grande importância e valor, entretanto, a pauta do racismo, a implementação de cotas e as demais cotas do povo preto não devem ficar restritas apenas a uma semana. Senti que nossa mensagem foi passada e que de agora em diante será bem perceptível que os alunos negros e as alunas negras da FDSBC estarão ocupando, resistindo e lutando cadê vez mais por espaços, que temos voz e que ela seria ouvida por todos, pois juntos somos mais fortes.”
Laís Carolina Procópio Garcia, 3°DD – “Como participante do ainda não estruturado coletivo negro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, fico feliz em dizer que a ‘Semana Cena Preta’ serviu como grande objeto de conscientização de alunos, não alunos e funcionários sobre a existência do racismo dentro das universidades e na sociedade como um todo. Salientamos que as intervenções feitas não ocorreram tão somente por conta do episódio racista ocorrido na faculdade no fim do mês de outubro, mas também pela necessidade da discussão do racismo, bem como da política afirmativa da implementação de cotas na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Foi gratificante ver alunos negros e não negros, professores e funcionários reunidos em prol da mesma causa, apoiando o coletivo da faculdade, os que vieram de fora dela e todo os convidados que nos prestigiaram com tanto apoio ao longo da semana.”
Vanessa Almeida, 2ºBD – “A Semana Cena Preta que nós, meninas pretas, organizamos, me fez sentir (pela primeira vez) parte dessa faculdade. Nós, negros, deixamos de ser invisíveis e isolados uns dos outros e nos unimos em prol de um bem maior, a frase ‘a união faz a força’ nunca fez tanto sentido. Em um formato bem informal, conseguimos passar nossa mensagem: a FDSBC é nossa, assim como é dos outros alunos, e o racismo não passará. Quanto aos nossos convidados, agradeço-os profundamente, principalmente ao Coletivo ‘DiadeNega’, que não só arrancou lágrimas de mim, como de várias outras alunas, e ao Cena7 que, além de falar de sua belíssima arte, também falou sobre mazelas que o negro sofre. Essa semana foi de muito aprendizado, não só para os alunos, mas para funcionários e professores também. Eu espero que tudo o que falamos e tudo o que os convidados disseram entre no coração de todos, para que nós não soframos mais com episódios racistas como o da pichação encontrada dia 28 de outubro.”

 

Ver mais notícias