Palestra debate Necropolítica e os Impactos da Covid-19 para as Pessoas Pretas e Periféricas

No dia 05 de junho, às 19h, o Centro Acadêmico XX de Agosto, em conjunto com o coletivo Cena Preta, realizou palestra com o tema “Necropolítica e os Impactos da Covid-19 para as Pessoas Pretas e Periféricas”.

Participaram Profª. Dra. Gisele Mascarelli Salgado, Prof. Dr. Pablo Biondi e Layla Cassimiro.

Dando o início à palestra, a Profª. Gisele explicou o contexto da necropolítica nacional. “Os estudos da necropolítica no Brasil vieram muito com esse nome quando o pessoal do IBCCrim lê Mbembe e começa a utilizar o conceito dele para os casos das penitenciárias”, salientou.

Em seguida, o Prof. Pablo expôs dados sobre a pandemia. “O risco de morte para negros, em relação à Covid-19, é 62% maior do que em relação aos brancos”, ressaltou o docente.

Layla Cassimiro, Bacharel em Direito pela FDSBC, levantou reflexões acerca do racismo e maneiras de enfrentá-lo. “A gente precisa pensar, debater e perguntar. Existem lugares que a voz de vocês chega, que a minha não chega, então a gente precisa trabalhar isso juntos”, concluiu.

Além disso, Sabina Calixto, do coletivo Cena Preta, abordou as circunstâncias das pessoas pretas durante a pandemia. “No começo, as pessoas começaram nesse movimento do home office e, como dito aqui, as pessoas pretas não tiveram essa oportunidade. Muitos de nós estamos na linha de frente”, finalizou.

necropolítica CAXXA

Ver mais notícias