Pós-Convida aborda Direito Administrativo no Século XXI

No dia 01 de setembro, às 17h, a Pós-Graduação da Direito São Bernardo realizou uma nova edição do “Pós-Convida”. Desta vez, a convidada foi a Profª. Dra. Jussara Pordeus, debatendo o tema “O Direito Administrativo no Século XXI”.

A professora da Pós-Graduação, Dra. Carmela Dell’Isola, conduziu o talk e iniciou apresentando o currículo da convidada. “A Dra. Jussara tem uma carreira brilhante dentro do Ministério Público e hoje ocupa o elevado cargo dentro do Ministério como Membro da Diretoria do Conselho Nacional de Corregedores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Ela é professora titular das disciplinas de Direito Administrativo da Universidade do Estado do Amazonas, é palestrante, autora de várias obras jurídicas e hoje nos prestigia com seu conhecimento”, disse.

A convidada deu início ao bate-papo contextualizando a escolha do tema. “Eu comecei a pesquisar sobre esse tema em 2019, quando eu estava em programa de Doutoramento na Universidade de Coimbra, e, desde aquela época, já se percebia que o Estado Moderno tem passado por marcantes transformações, decorrentes tanto de uma fragmentação de poder, como também de um processo de desnacionalização”, explicou.

Também, destacou algumas complexidades  que o século XXI e a globalização impuseram ao Direito Administrativo. “O primeiro desafio que surgiu naquela época e a gente vai conseguir identificar isso no Brasil, foi em decorrência do fenômeno da privatização, que no Brasil começou em 1998. A privatização é uma das formas de transferência das prerrogativas administrativas para a esfera privada e como meio de deixar que o Poder Público se direciona apenas para questões prioritárias”, salientou a Dra. Jussara.

Confira o vídeo na íntegra em nosso canal do Youtube:

Veja a programação completa do Pós-Convida! https://www.direitosbc.br/noticias/ja-deixe-agendado-confira-programacao-do-pos-convida-2020/

 

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Elisa Barbosa

 

Ver mais notícias