Pós-Convida aborda Judiciário e Crises Atuais

No dia 8 de setembro de 2020, às 17h, a Pós-Graduação da Direito São Bernardo realizou uma nova edição do “Pós-Convida”. Desta vez, o convidado foi o Prof. Dr. Jorge Alejandro Amaya, que falou sobre o tema “Ainda Há Juízes em Berlim? Judiciário e Crises Atuais”.

O Prof. Dr. Luiz Guilherme Arcaro Conci conduziu o talk e apresentou o currículo do Prof. Jorge. “Ele é Mestre e Doutor pela Universidade de Buenos Aires, onde é professor. Tem Pós-Doutorado, já estudou em muitos lugares dos Estados Unidos, já esteve em Harvard, é professor visitante em uma porção de Universidades e é representante da Universidade de Bolonha para a América Latina”, disse.

O convidado deu início ao bate-papo contextualizando a escolha do tema. Baseado no poema “O Moleiro de Sans-Souci”, é uma história fabulada que se tornou símbolo de justiça e independência. “A história conta que o rei Frederico II tinha um jardim maravilhoso no palácio, muito bem cuidado, muito bonito, e tinha um moinho à distância. O rei mandou chamar o moleiro e ofereceu de comprar o moinho. O moleiro negou, disse que o moinho fazia parte de várias gerações da família. O rei ficou chocado com a resposta e disse que, se ele quisesse, poderia tomar o moinho à força e o moleiro disse que isso seria injusto e acreditava que haviam juízes em Berlim”, explicou. 

Em seguida, ofereceu um questionamento sobre o assunto. “O poder judicial, como todos sabemos, é responsável de controlar o poder político. A minha pergunta, quando conto essa história, é se o poder judicial tem, realmente, cumprido esse papel durante essa nova crise que estamos vivendo”, indagou o Prof. Jorge.

Confira o vídeo na íntegra em nosso canal do Youtube:

Veja a programação completa do Pós-Convida!

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Elisa Barbosa

Ver mais notícias