Pós-Convida realiza bate-papo sobre Novos Negócios Imobiliários

A Pós-Graduação da FDSBC realizou o sétimo encontro do Pós-Convida, no dia 28 de julho de 2020. A edição contou com a participação do Prof. Dr. Alexandre Dartanhan de Mello Guerra que tratou do Direito Imobiliário desde sua origem histórica até os dias de hoje com seus novos modelos de contratos paritários e interempresariais.

O Professor Mestre Gilberto Carlos Maistro Júnior conduziu o bate-papo e apresentou o convidado. “Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Titular na Faculdade de Direito de Sorocaba, em diversos programas de Pós-Graduação pelo Brasil, inclusive no COGEAE. Também coordena a Escola Superior de Magistratura em Sorocaba. Professor com várias obras de destaque publicadas, inclusive diversos estudos especificamente sobre Direito Imobiliário. Magistrado do Tribunal de Justiça de São Paulo. E, como eu disse um dos grandes estudiosos do tema de hoje”, disse.

Ao iniciar sua fala, o Prof. Alexandre explanou a constante mutação do direito imobiliário e das relações imobiliárias. Citou que direito também é história e abordou as relações de propriedade como algo sagrado desde a Idade Média até a Revolução Francesa. “A propriedade que até então estava concentrada, imobiliária, nas mãos da nobreza, nas mãos do Rei e nas mãos do clero, ela passa a ser objeto das transações entre os burgueses. É por isso que até hoje na França, o contrato de compra e venda faz com que o comprador, que paga o preço do imóvel, ele seja pelo tão só pagamento, considerado proprietário do imóvel. Na França, portanto, se diz o contrato de compra e venda ele tem eficácia real”, relembrou.

Além disso, o professor também falou sobre as formas de manifestações de riqueza ligadas à propriedade imobiliária reafirmando o conceito de mutação entre o velho e o novo. “Quem é rico hoje? Quem são os maiores patrimônios hoje? São os patrimônios imobiliários, são aqueles quem tem muitos imóveis, muitas fazendas, muitos prédios, casas para serem alugadas? Por isso eu quero falar com vocês sobre os novos negócios imobiliários”, comentou Dr. Guerra.

Acompanhe como foi o bate-papo na íntegra em nosso canal do Youtube:

Confira a programação das próximas edições do Pós-Convida.

Ver mais notícias