Pós-Convida realiza bate-papo sobre Povos Indígenas e Biopirataria

A Pós-Graduação da FDSBC realizou o sexto encontro do Pós-Convida, no dia 21 de julho.  Esta edição contou com a participação do Prof. Dr. Manuel Bermúdez Tapia, da Universidad Nacional Mayor de San Marcos no Peru, e o talk abordou o assunto “Povos Indígenas e Biopirataria”.

O Prof. Dr. Luiz Guilherme Arcaro Conci conduziu o bate-papo e apresentou o convidado internacional. “Graduado pela PUC do Peru, tem Doutorado pela Universidade Católica da Argentina, outro Doutorado pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, a mais antiga das Américas, onde o Manuel também é professor. Além de ser uma figura, que na América Latina é bastante reconhecida, e com quem já estivemos em São Bernardo, no Congresso que realizamos”, disse.

Ao abordar o tema, o Prof. Manuel explicou a importância do assunto para os países da América Latina, que possuem padrões normativos, teóricos, sociais e culturais totalmente opostos. “Estamos falando do direito de povos indígenas e do direito de um todo. E, lamentavelmente, como toda a situação em que existe uma contradição entre ambos, surge um terceiro elemento, que se chama biopirataria. Isto é extremamente grave, em particular, quando estamos no contexto Sul-americano”, contou.

Além disso, o professor também falou sobre como alguns países não reconhecem o valor de seus povos indígenas. “O principal valor que a humanidade tem é a possibilidade de poder superar problemas e renovar o conhecimento, mas não pensávamos nisso”, comentou Dr. Manuel.

Acompanhe como foi o encontro na íntegra em nosso canal do Youtube:

 

Confira a programação completa do Pós-Convida do mês de julho.

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Beatriz Cordeiro

Ver mais notícias