Pós-Graduação em Direito das Diversidades e Inclusão Social promove aula aberta

No último sábado (08), a Pós-Graduação da FDSBC realizou aula aberta do curso de especialização em Direito das Diversidades e Inclusão Social debatendo “A Juridicização e o Campo Indigenista no Brasil: Uma Abordagem Interdisciplinar”, ministrada pelo Prof. Orlando Villas Bôas Filho.

Participaram do evento a Profª. Drª. Denise Auad, coordenadora do curso, Profª. Drª. Thais Novaes Cavalcanti, coordenadora da Pós-Graduação, Prof. Dr. Carlos Eduardo Batalha da Silva e Costa, Profª. Maria Elisa Cesar Novais e Prof. Dr. Pablo Biondi. Também integraram o diálogo, Estela Cristina Bonjardim, Gilberto Lopes Teixeira e Juma Xipaia.

A profª Denise começou a atividade ressaltando  fato do curso ter o objetivo de proteger grupos identitários. Complementando, a Profª Thais reforçou a missão da Pós-Graduação de trazer discussões importantes para a sociedade.

Ao iniciar sua explanação, o prof. Orlando aproveitou a oportunidade para homenagear o líder Aritana Yawalapiti, falecido essa semana em decorrência do COVID-19 e destacar sua participação na coesão entre as tribos que constituem o Parque Indígena do Xingu. Compartilhou, inclusive, que o líder trabalhou junto ao seu pai, Orlando Villas Bôas.

Em sua fala, explicou que, mesmo com um diversificado mosaico cultural entre os povos, ainda são vistos de maneira depreciativa e preconceituosa, o que gera desconhecimento em relação à cultura e desvalorização dela. “Enxergamos esses povos, muitas vezes, a partir de uma visão evolucionista, positivista, etnocêntrica que nos faz justamente atribuir a tais povos uma suposta inferioridade em relação à dita sociedade brasileira”, observou Prof. Villas Bôas Filho.

Enfatizou a necessidade da abordagem interdisciplinar. “Não podemos, de maneira consequente, desenrolar uma compreensão adequada das vicissitudes que acometem esses povos a não ser mobilizando aportes teóricos de diversas disciplinas”.

O professor Orlando encerrou a exposição, antes receber as participações e perguntas dos professores e convidados, indicando que a proposta da apresentação teve como intuito demonstrar a complexidade do cenário intercultural existente e ressaltou a importância da Pós-Graduação desenvolvida pela FDSBC, que busca sensibilizar a sociedade civil diante desses grupos de vulnerabilidade.

Acompanhe a aula na íntegra em nosso canal do Youtube:

Reportagem: Andressa Rivas.

Ver mais notícias