Professor da Direito São Bernardo é indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2020

O docente da FDSBC em Direito Civil II e Ministro do STJ, Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro, foi um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz da edição de 2020. A honraria se deve pela aplicação pioneira do capitalismo humanista em seus julgados.

O julgamento em que utilizou da teoria foi o caso de uma família que adquiriu imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação e não conseguiu pagar as mensalidades devido aos altos gastos com o tratamento do filho, que havia sido diagnosticado com leucemia. Para o, até então desembargador Dr. Paulo Dias, ficou evidenciado que o inadimplemento havia decorrido destes custos.

A decisão do TJ/SP afastou a cobrança dos juros moratórios e da multa contratual no período da doença, levando em conta a ocorrência de caso fortuito e a ausência de culpa, assim, tornando-se o primeiro magistrado brasileiro a adotar o capitalismo humanista.

A indicação ao comitê norueguês foi realizada pelo professor Ricardo Sayeg, livre-docente em Direito Econômico da PUC-SP e um dos idealizadores da teoria desenvolvida em 2008 e transformada em livro sobre o tema, escrito em conjunto com Wagner Balera, professor de Direitos Humanos da PUC-SP.

O anúncio do Prêmio Nobel da Paz 2020 está previsto para 09 de outubro de 2020. Confira na página.

Reportagem: Estagiária – Elisa Barbosa

Revisão: Assistente Administrativa Autárquica – Andressa Rivas

Ver mais notícias