Projeto Locomotiva abrilhanta Semana do Calouro na Direito São Bernardo

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo promoveu entre os dias 11 e 14 de fevereiro a Semana do Calouro 2019 que visa recepcionar os novos alunos da Instituição. A abertura do primeiro dia do evento foi realizada pelo Projeto Locomotiva que tocou clássicos como Beethoven e Mozart.

O Projeto Locomotiva surgiu em 2008 inspirado no Projeto El Sistema da Venezuela. O Maestro Rogério Schuindt foi o criador da organização sem fins lucrativos que oferece a crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, o ensino musical. O Locomotiva atua ativamente no crescimento dos jovens músicos que residem na região do Parque João Ramalho em Santo André e nas redondezas do bairro Itapark em Mauá.

O coordenador do Departamento de Eventos, Paulo Rogério Salvador, também esteve na Direito São Bernardo acompanhando a apresentação da orquestra. “Os alunos do Projeto ensaiam diariamente e poder vir mostrar esse trabalho na Faculdade é muito importante. Levá-los para tocar em locais diversos como em uma instituição de ensino é o nosso objetivo”, comenta.

A apresentação foi comandada pelo maestro André Pires do Nascimento. “O maior benefício que as aulas e apresentações proporcionam é estimular as crianças no trabalho em equipe. O Projeto estimula eles a gastarem o tempo com uma atividade cultural que é a música”, relata.

Joyce Cristina Alves Leite, coordenadora do pólo de Mauá, foi quem viabilizou a vinda do Locomotiva na Faculdade. “O Projeto tem afetado de formar significativa o estilo de vida das crianças e adolescentes”, afirma.

O objetivo do projeto é despertar talentos e transformar realidades. “A música como ferramenta de ensino traz valores. O nome Locomotiva vem para mostrar o aprendizado diário que cada um deve ter, como disciplina, respeito, trabalho em equipe e dedicação”, finaliza Paulo Salvador.

 

Confira as fotos da apresentação na Semana do Calouro 2019:

 

Reportagem: estagiária – Gabriela Freitas

Edição: oficial administrativa – Andressa Rivas

Ver mais notícias