SemanaJur discute o colorismo em seu primeiro dia

Nesta terça, no primeiro dia da 19ª Semanajur, promovida pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e que se estenderá até sexta-feira (30), os estudantes do período noturno participaram da palestra: Colorismo, Identidades Raciais e Racismo no Brasil, ministrada pela Dra. Natália Neris da Silva Santos. Ela é mestre em Direito, doutoranda em Direitos Humanos e coordenadora da área Desigualdades e Identidades do InternetLab – Pesquisa em Direito e Tecnologia. Após fazer um breve histórico sobre a escravidão, Natália reforçou o fato do Brasil não ter políticas raciais claras até a Constituição de 1988 e, embora grande parte do povo brasileiro tenha descendência negra e indígena, muitas pessoas relutam declarar-se negras.

Para a palestrante, “nossa sociedade é muito preconceituosa e ainda existem muitas inclusões e exclusões em relação à cor da pele. A partir do momento que uma pessoa reconhece sua raça, fica muito mais fácil, lutar pelos seus direitos”.

Os estudantes de hoje serão os juízes e advogados do amanhã. Por isso, é importante que formemos excelentes profissionais que combatam todos os tipos de preconceitos, finalizou a Profª Mestre Eliana Borges Cardoso.

Assista ao vídeo da palestra:

Confira a galeria de imagens:

 

Ver mais notícias