Webinar da FDSBC aborda análise crítica da Reforma Trabalhista

No dia 24 de outubro, às 9h, a Direito São Bernardo realizou Webinar com o tema “Três Anos de Reforma Trabalhista: Análise Crítica” e a participação do Desembargador Valdir Florindo.

Coordenado pela Profª. Drª. Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro, o evento também contou com a presença do Prof. Dr. Rodrigo Gago Barbosa, Diretor da FDSBC, e dos docentes que integram o Departamento de Direito do Trabalho da FDSBC, Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles, Profª. Ms. Eliana Borges Cardoso, Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. e Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad.

Iniciando o evento, a Profª. Erotilde falou sobre a importância da discussão do tema por conta do atual cenário no Brasil. “A distância entre aqueles que podem um pouco e aqueles que não podem nada está aumentando cada vez mais. Então é muito importante ouvir o que o Professor e Desembargador Valdir Florindo tem à nos dizer e para nós começarmos a pensar sobre o que a gente pode fazer para tentar minimizar esse impacto dentro do mundo do trabalho”, comentou.

Na sequência, o Prof. Marcelo Mauad apresentou o vasto currículo do Desembargador, que é ex-aluno da Direito São Bernardo. “O excelentíssimo Desembargador Valdir Florindo é o Vice-Presidente Judicial do Tribunal Regional do Trabalho para o biênio 2020/2022. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Pós-Graduado em Direito do Trabalho pela Universidad Castilla La Mancha, da Espanha. Foi advogado e coordenador-geral do Departamento Jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Foi coordenador e professor de cursos de Pós-Graduação. É professor de Direito e Processo do Trabalho da Pós-Graduação da Escola Superior de Direito Constitucional. É professor de Direito do Trabalho da Pós-Graduação da Escola Paulista de Direito. Tomou posse como Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da segunda região, com sede em São Paulo, em janeiro de 2003”, disse.

Em sua explanação inicial, Valdir Florindo comentou sobre as principais propostas da Reforma Trabalhista de 2017 e deu um panorama geral sobre como o país reagiu às mudanças na CLT, que ocorreram extremamente rápidas. “A promessa de diminuir o desemprego não se cumpriu. O desemprego tem aumentado assustadoramente a cada dia, e fato é que os indicadores econômicos mostram que antes da pandemia o país já não estava em recuperação. O Direito a gente sabe que é feito pelo Homem e para o Homem, mas também para a realidade. E por isso temos que ter sempre presente que isso interfere substancialmente na vida das pessoas. Então a velocidade não é o caminho hoje, e sim a segurança”, salientou.

Confira como foi o evento na íntegra no vídeo:

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Beatriz Cordeiro

Ver mais notícias