Selos de Qualidade

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo mantém o padrão de qualidade elevado durante seus 52 anos de existência, qualidade conquistada através de muito trabalho, dedicação e cuidado em sempre trazer o melhor ensino jurídico para seus alunos. A Direito São Bernardo é uma das instituições de ensino superior em Direito mais reconhecidas e premiadas da região do Grande ABC e do estado de São Paulo. Em nível nacional, está entre as mais respeitadas e conceituadas instituições.

Para manter esse padrão de qualidade, a FDSBC conta com corpo docente formado por professores Mestres e Doutores, atividades teóricas e práticas para os alunos desenvolverem seus conhecimentos, eventos especiais com assuntos atuais e de grande relevância para o mundo jurídico, infraestrutura moderna e preparada para as demandas da comunidade acadêmica, além de aulas especiais para a preparação dos alunos que irão prestar o Exame Nacional da OAB.

Selo OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil avalia periodicamente faculdades e universidades que oferecem o curso de direito e premia as melhores colocadas com o “Selo de Qualidade OAB Recomenda”. A avaliação é realizada com base no índice de aprovação dos estudantes de cada instituição nos Exames de Ordem e no conceito obtido no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Um dos requisitos para a avaliação dos cursos consistiu na participação nos três últimos Exames de Ordem.

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo  possui todos os selos já entregues (2001, 2003, 2007, 2011 e 2015), além de ser a única instituição de ensino classificada no Grande ABC.

Exame OAB

No XX Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) realizado entre os meses de setembro e outubro de 2016, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo ficou em 9º lugar entre as instituições de ensino jurídico do Estado de São Paulo e em 1º lugar entre as escolas de Direito localizadas na região do ABC.

Além da boa colocação no Estado de São Paulo, a faculdade ficou no 16º lugar na classificação nacional, considerando-se o resultado obtido na 1ª fase. No índice geral, que considera a 1ª fase dos exames e o reaproveitamento, a instituição ficou na 83º posição no ranking nacional, dentre os 1,3 mil cursos de Direito existentes no Brasil. O resultado geral obtido pela Direito São Bernardo foi superior ao de renomadas faculdades e universidades do país, tanto públicas quanto privadas.

Ranking Universitário Folha – RUF

Uma das mais importantes avaliações anuais do ensino superior no Brasil, o Ranking Universitário Folha (RUF) avalia uma série de fatores referentes às instituições e seus cursos, como, por exemplo, mercado de trabalho, pesquisas científicas, qualidade de ensino, entre outros.

A Direito São Bernardo se classificou na última avaliação realizada em 2016, como a 3ª melhor instituição pública de ensino jurídico do estado de São Paulo e também como a melhor do Grande ABC. Dessa forma a Direito São Bernardo manteve o reconhecimento de sua qualidade de ensino e de profissionais egressos ao lado de instituições como USP (1º lugar) e Unesp (2º lugar). A Instituição alcançou ainda a 35ª posição no ranking geral nacional, dentre 876 avaliadas, e o 11º lugar entre instituições públicas e privadas do estado de São Paulo.

No quesito posicionamento dos alunos e ex-alunos no mercado de trabalho, a Direito São Bernardo ficou em 17º lugar no ranking nacional e obteve a mesma colocação na análise de proporção de professores com títulos de mestre e doutor.