Em parceria com o IBCCRIM, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo debate a questão carcerária no Brasil

O evento contará com a presença dos especialistas Cristiano Avila Maronna e Konstantin Gerber

A crise no sistema carcerário brasileiro, que explodiu no início do ano, deixou mais de 130 presidiários mortos em 15 dias. O caso escancarou o problema do encarceramento em massa no Brasil, o segundo país que mais prendeu em 15 anos e que possui a quarta maior população carcerária do mundo, resultando em um sistema prisional com déficit de aproximadamente 250 mil vagas. Tendo em vista esse cenário, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em parceria com o instituto IBCCRIM, vai realizar uma palestra sobre “A situação carcerária no Brasil: segurança pública e proteção da pessoa humana”, proporcionando uma discussão entre especialistas e estudantes.

De acordo com o professor titular de Ciência Política e Teoria Geral do Estado da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Luiz Guilherme Arcaro Conci, o IBCCRIM tem propostas para o sistema carcerário brasileiro que já estão em andamento. “O sistema carcerário enfrenta uma crise de superlotação e de ausência de expectativa em função do agravamento do modelo unicamente de separação e não de inclusão. Essa palestra vem com a intenção de apresentar aos alunos e professores esse estudo e levar adiante uma proposta de desencarceramento”, completa o professor.

O evento está marcado para o dia 10 de maio, às 9h, no campus da Direito São Bernardo (Auditório São Bernardo). As palestras fazem parte do projeto de convênios da Casa, que tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica da instituição a outras faculdades, universidades, centros de estudo e de pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais.

“A Faculdade precisa se abrir para convênios com essas instituições, por isso buscamos o IBCCRIM como parceiro. Os estudantes precisam ter mais mobilidade para realizarem parte do curso em outras instituições, nacionais ou internacionais. Isso gera a diversidade e a riqueza de conhecimento”, afirma o professor Luiz Guilherme.

Serviço:
Data: 10 de maio de 2017;
Horário: 9h;
Local: FDSBC (Auditório São Bernardo); Rua Java, 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP;
Não é necessário realizar inscrição prévia.