Prof.ª Dra. Clarice Assalim assume Coordenação Didática e de Nivelamento da Direito São Bernardo

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está passando por alterações nas coordenações de suas atividades pedagógicas. A Prof.ª Dra. Clarice Assalim, professora titular de Linguagem Jurídica na instituição, está assumindo a Coordenação Didática e de Nivelamento. A nova coordenadora fala sobre os objetivos a serem alcançados e sobre os desafios da função.

“Atuarei numa esfera mais desafiadora, inovadora e prazerosa. Desafiadora, pois há um número grande de professores com formações bastante diferentes; inovadora, pois as funções da Coordenação Didática e de Nivelamento, infelizmente, não são comuns nos cursos de ensino superior; e prazerosa, porque viabilizar uma participação mais efetiva tanto dos professores quanto dos alunos é sempre um trabalho gratificante para quem se dedicou a vida toda ao trabalho pedagógico”, declarou a nova coordenadora.

Segundo a professora Clarice, a Coordenação Didática e de Nivelamento tem propósitos diferentes, mas complementares. Do ponto de vista didático, é responsabilidade da Coordenação a realização de palestras e cursos de atualização de metodologias de ensino, criar grupos de estudo sobre novas tecnologias na educação, discutir questões como critérios de elaboração e correção de provas, e outros assuntos envolvendo a atuação do professor na sala de aula.

Em relação ao nivelamento, ela ressalta que há questões importantes a serem discutidas, como o déficit na formação de alunos ingressantes, os diferentes tratamentos que precisam ser dados aos alunos que vêm para a faculdade com diversos laudos psicopedagógicos, algo que é cada vez mais frequente e para as quais os Institutos de Ensino Superior não se voltam, como se os problemas dos alunos laudados terminassem junto com a educação básica.

“Nivelar não significa somente dar cursos que preencham as lacunas de aprendizado dos alunos ingressantes, mas oferecer ao alunado condições para que cheguem ao nível de excelência que permita manter nossa faculdade entre as melhores do país”, afirmou.

Para atingir esse objetivo, a Coordenação de Didática e Nivelamento está desenvolvendo, como ponto de partida, um projeto de melhoria da capacidade de leitura e interpretação de textos dos alunos, que será oferecido como piloto ainda neste ano. Para o corpo docente, palestras e cursos de atualização pedagógica estão sendo elaborados e, para toda a comunidade acadêmica, está sendo iniciada uma série bimestral de palestras e discussões para ampliação da visão humanista, fazendo com que a especialização não seja o único objetivo da faculdade.

A professora Clarice conta que a oportunidade de trabalhar na Coordenação surgiu das várias discussões feitas na sala dos professores sobre questões tanto relativas à prática docente quanto relativas às necessidades especiais de alguns alunos, fruto de sua experiência como coordenadora pedagógica do Ensino Médio de uma das escolas mais conceituadas da região. “Acredito que o novo diretor tem propiciado um ambiente harmônico de trabalho colaborativo que só trará benefícios a toda a comunidade acadêmica”.

Novos Coordenadores – Com o início da Gestão 2017-2019 na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, as Coordenadorias das diversas áreas da instituição estão passando por um processo de renovação. Durante este ano, a Coordenação Pedagógica da Graduação foi assumida pelo Prof. Dr. Marcelo Koch Vaz, e a Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação passou para a Prof.ª Dra. Nélida Cristina dos Santos. Ambos instituíram novos objetivos e projetos para a Faculdade. Demais alterações nas representações e projetos das Coordenadorias da Faculdade serão anunciadas por este canal. Acompanhe!