Acolhimento ao aluno faz parte do projeto da Direito São Bernardo

Com o intuito de oferecer apoio aos estudantes da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em 2017, os docentes Clarice Assalim, Denise Auad, Marcelo Koch e Vladimir Balico desenvolveram o Projeto Tutoria. O intuito é fortalecer o aprendizado dos graduandos que precisam de atenção durante o ano letivo.

Há dois anos foi implantado na Instituição o programa que visa atender as demandas emergenciais do alunado. Além disso, oferece orientação nas questões pedagógicas e relacionadas ao preconceito.

No início do projeto apenas os alunos do 1º ano eram atendidos. Em 2018, o auxílio passou a ser feito também para o 2º ano. Atualmente se estendeu ao 3º ano, mas os estudantes do 4º e 5º anos podem procurar os tutores caso precisem de ajuda. “É papel da Faculdade garantir o apoio aos alunos que precisam de atenção e cuidado. A tutoria é um programa muito importante para apoiá-los em nossa Instituição. Queremos que eles se sintam bem aqui, que tenha sucesso e alegria em sua trajetória acadêmica”, comenta a Professora Doutora Denise Auad.

Um dado importante é que no ano passado os professores Clarice Assalim, Denise Auad, Ezio Baptista e Vladimir Balico atenderam em média 20 a 30 alunos.

O programa

Os professores tutores realizam reuniões frequentes em conjunto com a coordenação para que haja um melhor auxílio. O trabalho é realizado em parceria com a Seção de TI da Faculdade para o desenvolvimento de tecnologia de apoio para detectar os alunos que têm dificuldade no desempenho acadêmico.

“Iniciamos o projeto com um grupo de estudo que identificava os alunos com dificuldade no aprendizado. Percebemos que atitudes simples de auxiliar na organização dos estudos traz sucesso. É um trabalho que busca trazer ao estudante um bem-estar”, diz a Professora Doutora Denise Auad.

São realizados plantões para atender os estudantes presencialmente. Para que os alunos se apoiem foi criado um grupo no WhatsApp. Além disso, a sala 14 é disponibilizada todas as tardes para que os graduandos possam estudar e dialogar sobre a matéria. Tudo realizado no projeto é supervisionado pelos professores tutores.

“A tutoria se propõe a atender os alunos em relação ao acompanhamento pedagógico, bullying ou descriminação e necessidades especiais ou dificuldade no aprendizado. Estamos gradativamente aumentando os atendimentos aos alunos”, afirma a Professora Doutora Clarice Assalim.

 O atendimento

Existem plantões presenciais para graduandos do 1º ao 3º anos da Instituição e, além disso, os estudantes do 4º e 5º anos, se precisarem de auxílio, podem procurar qualquer um dos professores tutores.

É importante que a Faculdade ofereça ajuda aos alunos. “A Tutoria contribui para a adaptação do alunado, não apenas os auxiliando no aspecto pedagógico como no psicossocial. Principalmente para os estudantes novos e de transferência. O trabalho é imprescindível para que os mesmos se sintam acolhidos”, relata a Professora Doutora Ivone Cristina de Souza João.

O Prof. Dr. Ezio Carlos Silva Baptista atende o segundo ano no período noturno. “A Direito São Bernardo, por meio da Tutoria, possibilita que os acadêmicos possam superar suas eventuais adversidades e venham alcançar a excelência no aprendizado jurídico, e no desenvolvimento interpessoal”, explica o docente.

As perspectivas

Para um maior acolhimento, os professores estão em busca de melhorias no Programa de Tutoria. Eles desejam futuramente ter um profissional de psicologia para atender os alunos. Desenvolver um trabalho de orientação para que todos os docentes possam estar aptos a lidar com as demandas dos estudantes.

“O nosso objetivo é extrair dos alunos o máximo que eles podem dar. Estamos com a ideia de auxiliar em todas as áreas do aprendizado. É importante que os alunos utilizem essa ferramenta que a Faculdade oferece para obter o melhor para a carreira futura”, declara o Professor Doutor Vladimir Balico.

Conheça os professores responsáveis pelo Projeto Tutoria e os horários de atendimento:  

a) Profª Denise Auad: responsável pelas turmas do 1º ano diurno. Plantão às quintas, das 11h50 às 12h40.

b) Profª Clarice Assalim: responsável pelas turmas do 1º ano noturno. Plantão às sextas, das 18h às 18h50.

c) Profª Ivone Cristina: responsável pelas turmas do 2º ano diurno. Plantão às sextas, das 8h20 às 9h10.

d) Profº Ezio Baptista: responsável pelas turmas do 2º ano noturno. Plantão às segundas, das 19h30 às 20h20.

e) Profº Vladimir Balico:  responsável pelas turmas do 3º ano diurno. Plantão às quartas, das 8h20 às 9h10.

f) Profº Marcelo Koch: responsável pelas turmas do 3º ano noturno. Plantão às quintas, das 17h50 às 18h40.

 

Veja o vídeo dos professores tutores:

 

Reportagem: estagiária – Gabriela Freitas

Edição: oficial administrativa – Andressa Rivas

Ver mais notícias