fbpx

“Aluno da Direito São Bernardo busca qualidade, tradição e experiências”, diz diretor

Reportagem Rogério Porto – KB Comunicação.

Exclusivamente voltada ao jurídico, instituição oferece atividades que colocam o estudante em contato com a realidade da profissão durante todo o curso

De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC) em 2017, o Brasil tem 2.407 instituições de ensino superior. Destas, mais de 1.400 oferecem o curso de Direito. Com um perfil cada vez mais exigente, tecnológico e autodidata, o estudante interessado na área tem ampliado o filtro que leva a escolha definitiva. Para o professor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, diretor da Direito São Bernardo, uma das mais tradicionais do país, hoje as experiências contam tanto quanto reputação e qualidade.

Essas experiências acadêmicas são importantes em qualquer área de formação. No Direito, entretanto, as atividades têm bastante peso, considerando uma ciência não exata, que exige um alto grau de compreensão e interpretação. A sala de aula traz a técnica e tudo o que é complementar traz a bagagem e a vivência. “O que torna a Direito São Bernardo diferente das outras instituições é a preocupação em formar o advogado, o jurista do futuro e a consciência de que são necessárias muitas ferramentas para isso”, explica o diretor.

Ciclo de Experiências

A Direito São Bernardo tem uma história de 54 anos dedicados exclusivamente à formação jurídica. Este foco traz um leque maior de atividades que permitem o desenvolvimento através da prática.

Exemplos:

Escritório-Escola: Posto de atendimento à população carente operado pelos alunos sob a supervisão de advogados e professores, englobando diversos tipos de causas. Na área cível, vai de investigação de paternidade a busca por pensão alimentícia.

A aluna Mariana Vidigal entrou no escritório Escritório-Escola em março deste ano e conta que as experiências com o trabalho realizado em Direito de Família, principalmente, foram cruciais para o aprendizado fora da sala de aula. “Depois que entrei para o Escritório-Escola, pude aprender e vivenciar na prática o começo, meio e fim de todo o processo e, trabalhar com casos excepcionais é muito gratificante, além de ajudar uma vida”, afirma a aluna. Mariana também fez iniciação científica quando cursava o 3º ano da faculdade e cursos de férias.

Cartório Anexo do Juizado Especial Cível: Trata de causas com valor de até 20 salários mínimos e que envolvem direito do consumidor, ações de cobrança, indenização por danos morais e outros procedimentos norteados pela Lei 9.099/95.

Orientação Jurídica: Assistência gratuita em posto instalado na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Os alunos prestam atendimento nas áreas trabalhista, previdenciário, direito do consumidor, reparação de danos e peticionamento de ações para o Juizado Especial Cível.

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC): Parceria entre a Direito São Bernardo e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem como objetivo ampliar o atendimento da população em geral. Os alunos participam das audiências de mediação de conflitos nas áreas de família e cíveis.

Direito na Palma da Mão: Programa que leva orientação jurídica para dentro de escolas públicas através de palestras de alunos da Faculdade. Abertas à comunidade, as apresentações falam de direito da família, trabalho, penal, consumidor e previdenciário.

Fora isso, a instituição ainda traz dinâmicas importantes ao longo do curso, como júri simulado, congressos jurídico-científicos e encontros técnicos para aprofundamento em diversas áreas do Direito. “Temos, ainda, as ações do Centro Acadêmico, da Atlética e dos coletivos, que ajudam a construir um ambiente pulsante e diverso, essencial na jornada de formação”, completa o diretor.

Diferenciais

  • Foco: A Direito São Bernardo é uma Faculdade exclusiva de Direito. Isso significa que a direção pedagógica e a estrutura são totalmente voltadas para uma formação jurídica de excelência.
  • Qualidade: Comprovada pelo alto índice de ex-alunos no mercado de trabalho e berço de formação de profissionais de referência como Ricardo Lewandowski, Ministro do Supremo Tribunal Federal.
  • Preço: Por ser uma autarquia municipal, a instituição tem uma das menores anuidades para cursos do setor.

 

 

Ver mais notícias