fbpx

Aula Inaugural Pós-Graduação Direito e Relações do Trabalho

Reforma trabalhista e estado de exceção: com este tema instigante e polêmico exposto pela Juíza do Trabalho Profa. Dra. Valdete Souto Severo, foi aberto o ano letivo das turmas de Pós Graduação em Direito e Relações do Trabalho da FDSBC. Além dos 80 alunos da 13ª e 14ª Turmas da Pós, estavam presentes também alunos dos 2º e 3º anos da Graduação, num total de quase 500 alunos.

A professora Valdete Souto Severo, exerce a magistratura no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP) e da Rede Nacional de Pesquisa e Estudos em Direito do Trabalho e Previdência Social, bem como professora e diretora da Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul.

Na ocasião a palestrante sustentou que a reforma trabalhista faz parte de um projeto liberal de desconstituição dos direitos sociais dos trabalhadores. Afirmou que a reforma foi aprovada sem discussão com as partes envolvidas e atendeu apenas o interesse do capital. As dificuldades impostas ao trabalhador para buscar a solução jurisdicional dos conflitos entre capital e trabalho, retirou do empregado o único espaço que possuía para o exercício da cidadania. As ações, para serem propostas, precisam ser procedentes de antemão, afirmou a professora, sob pena de o empregado ser penalizado mesmo sendo beneficiário da justiça gratuita.

Ao encerrar sua exposição a professora Valdete Souto Severo lembrou os presentes que não basta ouvir e refletir sobre as injustiças impostas pela reforma trabalhista. É preciso ir para casa com o propósito de mudar a postura, multiplicar a reflexão crítica, não reproduzir comportamentos que levam ao desrespeito mínimo de direitos. Só assim, será possível uma sociedade mais justa.

O evento contou também com a presença dos professores Davi Furtado Meirelles, Marcelo José Ladeira Mauad, Gilberto Carlos Maistro Jr. e Eliana Borges Cardoso, coordenadora dos cursos de Pós em Direito do Trabalho da FDSBC.

Ver mais notícias