Centro de Soluções de Conflitos da FDSBC promove assistência jurídica gratuita aos munícipes de São Bernardo

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo promove atendimento jurídico gratuito à população da cidade através do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). As atividades são realizadas no Fórum de São Bernardo do Campo. O Centro atua com o intuito de oferecer aos cidadãos a possibilidade de resolver seus conflitos de outros modos além do poder judiciário.

A criação do Centro de Soluções de Conflitos

O CEJUSC de São Bernardo do Campo foi fundado em 2 de julho de 2012. No entanto já existia a implantação dos centros especializados em soluções de conflitos desde 2010 através da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é unir o Tribunal de Justiça de São Paulo com as academias jurídicas. O serviço oferecido é de apoio às pessoas com dificuldades financeiras, mas não substitui o trabalho do advogado.

A coordenação do CEJUSC é realizada pela Professora da FDSBC, Elisabeth Vicentina De Gennari. Além disso, ela orienta os alunos da Instituição que estagiam no local. “A partir do segundo ano, os alunos da Direito São Bernardo prestam um concurso e sendo admitidos, eles são chamados para os diferentes serviços que a Faculdade presta para a comunidade. Podem permanecer no estágio por até dois anos e levam uma experiência rica para a vida”, comenta a coordenadora.

O atendimento

Os processos são divididos em dois eixos, pré-processual e processual. O primeiro tem maior atividade dos estagiários, que se refere a acordo entre as partes.

Já o processual é quando o juiz designa o processo de mediação e conciliação, dessa forma, as partes são acompanhadas por seus advogados e os estagiários participam das sessões.

Em 2018, o Centro Jurídico de Soluções de Conflitos e Cidadania realizou 4321 atendimentos.  As atividades não só  visam ajudar a população de São Bernardo, mas também fortalecer o conhecimento dos alunos. Além disso, buscam proporcionar experiência no ramo jurídico. “O CEJUSC me auxilia socialmente. Nós interagimos com pessoas de classe e cultura diferentes, o que traz uma nova visão para o advogado”, relata Caroline Chagas da Silva, aluna do 5º ano e estagiária do CEJUSC desde 2018.

A experiência

A Direito São Bernardo promove aprendizado aos estudantes aliado ao apoio para os munícipes de São Bernardo. “É importante a assistência jurídica gratuita porque permite o acesso ao judiciário às pessoas carentes e possibilita aos alunos uma vivência profissional na prática”, afirma Adriana Drews, chefe da Seção de Estágio e Atividades Complementares.

As principais demandas atendidas são as que oferecem a possibilidade de acordos entre as partes envolvidas. “No CEJUSC atendemos processos de família, direitos do consumidor, casos cíveis e direitos de vizinhança. Nosso papel é tentar acordos amigáveis”, comenta Amanda Helena Maria Oliveira Abati, aluna do 5º ano e estagiária do CEJUSC desde 2018.

A formação de um jurista exige comprometimento e dedicação. Esse é papel da FDSBC. “O advogado do futuro é o que sabe fazer o diagnóstico adequado para cada caso. É aquele que trata o indivíduo, ouve o cidadão e procura o melhor caminho para solucionar os problemas. Uma das melhores experiências que a Faculdade proporciona aos alunos é trabalhar no CEJUSC”, finaliza a Professora Elisabeth De Gennari.

 

Confira galeria:

 

Confira o vídeo:

 

Reportagem: estagiária – Gabriela Freitas

Edição: oficial administrativa – Andressa Rivas

 

Ver mais notícias