Docente da FDSBC participa de Congresso Brasileiro de Proteção Internacional de Minorias

A docente da Direito São Bernardo, profª Dra Clarice Assalim, participou do III Simpósio & I Congresso Brasileiro sobre a Proteção Internacional de Minorias da USP. O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro de 2019 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Largo São Francisco.  Conforme a programação, também estiveram presentes palestrantes de distintas áreas para debater os temas relacionados às minorias.

No dia 13 de novembro, a professora compôs a mesa  sobre Proteção de Minorias Linguísticas. A atividade foi organizada pelo Grupo de Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias (GEPIM/USP) com o propósito de colocar em pauta temáticas trabalhadas pelo GEPIM.

De acordo com a docente, o integrar o debate é de suma importância e, dessa maneira, celebra um empenho também da Direito São Bernardo  “Participar desse Congresso, integrando uma mesa dedicada à Proteção de Minorias Linguísticas,  foi uma excelente oportunidade de reforçar o compromisso da FDSBC com os direitos dos grupos socialmente vulneráveis.”

Sobre sua participação, enfatizou a presença de um profissional especializado em linguagem nas cortes internacionais, pois garante a representação das minorias. “O recorte que eu fiz para minha fala neste evento se insere no âmbito da Linguística Forense, minha área de pesquisa nos últimos anos, e na necessidade de atuação de um especialista em linguagem nas cortes internacionais, especialmente no Tribunal Penal Internacional, como forma de assegurar a representatividade de minorias.” comenta Clarice.

Além disso, o Congresso abordou temas como: Minorias Religiosas, Pessoas LGBTQIA+, Mulheres, Indígenas e Minorias Étnicas, Pessoas com deficiências, Racismo, Refugiados e Migrantes.

Saiba mais sobre as atividades do grupo na página.

Ver mais notícias