fbpx

Professor da Direito São Bernardo defende tese na Itália

Alenilton da Silva Cardoso dedicou 12 anos de estudos ao princípio da solidariedade e concluiu o ciclo com apresentação de pós-doutorado na Universitá Federále Degli Studi di Messina

São Paulo, outubro de 2018 –  Com apoio da Direito São Bernardo, Alenilton da Silva Cardoso, professor da instituição, foi à Itália apresentar sua tese de pós-doutorado.

No último dia 17, o acadêmico defendeu o tema “A função social do processo civil na perspectiva da solidariedade” na Universitá Federále Degli Sudi di Messina.

Alenilton dedicou 12 anos de estudos ao princípio da solidariedade. Os últimos dois ao recorte específico da tese. “Correlacionei a racionalidade ética solidária com a função social, levando em conta a sua instrumentalidade e a necessidade de produzir resultados efetivos na vida das pessoas”, informou.

O trabalho rendeu o título de pós-doutorado em Direito Processual Civil Comparado e, para o professor, serviu para reflexão sobre a importância ética e social deste processo no estado democrático de direito.

“É essa a visão que pretendo repassar aos meus alunos, preparando esses jovens para atuarem na arte do Direito como profissionais de excelência, cidadãos responsáveis e, acima de tudo, bons seres humanos”, concluiu,

Experiência e apoio

Professor titular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Alenilton também é Procurador Municipal da cidade e tem diversas obras jurídicas publicadas.

O apoio da Direito São Bernardo à defesa teve como objetivo contribuir para a elevação da qualidade do ensino jurídico tradicionalmente reconhecido à Instituição.

 

Ver mais notícias