fbpx

Você sabe a importância do ENADE?

Em novembro será aplicada a avaliação para alunos do 5º ano

O Ministério da Educação (MEC), por meio da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) verifica a performance dos alunos de graduação.  O exame pretende promover a melhoria do ensino do país. A prova do ENADE 2018 ocorrerá no dia 25 de novembro.

O principal interessado neste assunto deve ser o próprio aluno. Para o estudante, é a forma de demonstrar que adquiriu as habilidades necessárias para o bom exercício da profissão escolhida. O exame analisa as habilidades e competências, e não a capacidade de decorar as matérias.

O ENADE tem um impacto favorável na vida acadêmica e profissional dos estudantes.  “Como a prova é feita no quinto ano, é uma forma de juntar tudo que aprendeu. Consolida o aprendizado dos últimos anos de ensino. É bom para a faculdade para ser bem conceituada e para o aluno que terá um diferencial no currículo”, comenta Andréa Alves responsável pela seção de graduação.

Divulgação interna: FDSBC

Para os acadêmicos de Direito é a maneira de provar que além de informação, ele possui capacidade de raciocínio, compreensão e argumentação. Desta forma, confirmará que está apto a exercer a profissão. Além disso, a participação é indispensável para não ficarem em situação irregular, sendo  um item para colar o grau e obter o diploma.

Os alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo realizam a prova quando estão no quinto ano da graduação. “Minha expectativa é que a FDSBC mantenha o bom desempenho, assim como nos exames anteriores. Também será uma oportunidade de demonstrar os meus conhecimentos e, como ainda eu não prestei o Exame da Ordem será um norteador para os meus estudos”, relata Gisele Santos, aluna do quinto ano de direito da FDSBC.

Para quem já prestou o exame fica a oportunidade de demostrar a importância desta avaliação. “É o conjunto das notas dos alunos que servirá de substrato para se    definir a qualidade do curso e, com isso, manter sua credibilidade e seu prestígio no cenário profissional”, diz Gabriel Herrera, formado em direito na FDSBC em 2015.

Gabriel ainda deixa um conselho. “Sugiro, portanto, que os alunos façam a prova do ENADE com especiais atenção e zelo, sem espaço para leviandade de qualquer sorte, tendo sempre em mente que o desempenho individual repercute diretamente na nota a ser atribuída à faculdade, o que realça sua importância sob o ponto de vista institucional”, finaliza.

Alguns detalhes que fazem parte para execução do procedimento. Quando a instituição recebe uma boa avaliação, os alunos são atingidos indiretamente, porém, se a faculdade for classificada negativamente no ENADE, todos aqueles formados por ela podem sofrer consequências durante a carreira. Não existe nada melhor do que poder sair da faculdade que obteve um bom conceito no Ministério da Educação.

A melhor maneira que o estudante pode fazer é preparar-se para o ENADE do mesmo modo que faria se fosse um concurso público ou para OAB.

É chegada a hora de ter consciência da importância do ENADE para uma boa formação e, essencialmente, para o seu currículo.

 

 

Reportagem: Gabriela Freitas

Ver mais notícias