Semana do Calouro 2017

06/02/2017

08:00

FDSBC

Novos estudantes participaram de atividades para ampliar a visão inicial a respeito da Ciência do Direito e das carreiras jurídicas

Neste ano, a Semana do Calouro, tradicional evento de recepção aos novos alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, foi realizada entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Os recém-chegados participaram de atividades para ampliar a visão inicial a respeito da Ciência do Direito e das carreiras jurídicas e tiveram a oportunidade de conhecer melhor a faculdade e suas respectivas representações estudantis.

No primeiro dia (06/02), os estudantes foram reunidos no anfiteatro e recebidos pelo Prof. Dr. Marcelo Mauad e pelo Prof. Mauro Pardelli Colombo (respectivamente, diretor e coordenador de graduação da Instituição na época), que falaram, nos períodos da manhã e da noite, sobre temas como a importância do Direito para a sociedade, as oportunidades profissionais da área jurídica e sobre a história da faculdade.

No segundo dia da Semana do calouro (07/02), foi realizado o Painel de Carreiras Jurídicas, com a participação de profissionais renomados e atuantes no mercado para falar sobre as especificidades das profissões de juiz de direito, promotor de justiça, defensor público, delegado, advogado e professor universitário.

Representando as carreiras citadas, estiveram os seguintes profissionais: juízes – Prof. Dr. Francisco Neves Coelho e Profa. Dra. Ivani Contini Bramante; advogados – Prof. Ms. Gilberto Carlos Maistro Jr. e Prof. Ms. Priscilla Milena Simonato de Migueli; delegado – Dr. Rafael Nobre Luis; promotores de justiça – Dra. Erika Pucci da Costa Leal e Dr. Bruno Servello; defensora pública – Dra. Viviane Remondes Caruso; professoras universitárias – Profa. Dra. Nélida Cristina dos Santos e Prof. Dra. Rosa Benites Pelicani;

Para o calouro Vitor Brito Guimarães, do 1º BD, as palestras foram muito boas para ampliar as perspectivas de atuação profissional após a conclusão do curso de Direito. “Ainda não deu para escolher o que fazer no futuro, mas já abriu uma boa visão do que se pode seguir. Gostei bastante”, disse o estudante.

Na quarta-feira (08/02), terceiro dia da Semana do Calouro, as representações estudantis da Direito São Bernardo se apresentaram aos novos alunos. O Centro Acadêmico XX de Agosto (CAXXA), a Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto (AAAXXA), A Bateria, o Coletivo Respeita as Mina, o Coletivo RUA e o Grupo de Estudos Bíblicos falaram sobre um pouco da história, da importância e dos objetivos de cada organização.

Os membros do CAXXA abordaram as conquistas dos movimentos estudantis ao longo da história, da atuação do grupo dentro da faculdade e ressaltaram a importância da participação dos calouros na organização desde o primeiro ano, assim como nos diferentes coletivos existentes no campus. Os integrantes da Atlética se apresentaram, passaram um vídeo sobre o grupo, falaram sobre o JUD (Jogos Universitários de Direito) e também a respeito das principais festas promovidas durante o ano. Já A Bateria encerrou o encontro com a explicação do funcionamento dos ensaios, além de uma breve apresentação.

No quinto dia de recepção aos calouros (09/02), quinta-feira, o Prof. Dr. Estevan Lo Ré Pousada e a Profª. Drª. Denise Auad apresentaram as primeiras aulas inaugurais nos períodos da manhã e noite respectivamente. O professor Estevan apresentou uma aula com tema “Uma meditação: o comprometimento do estudante da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo com um mundo de intensas transformações”. Ele ressaltou a importância da dedicação dos alunos aos estudos e o compromisso dos futuros bacharéis com a ética no exercício das profissões jurídicas. Já a professora Denise estimulou a participação dos alunos em um debate a respeito dos principais assuntos relacionados à sociedade e aos princípios do Direito.

No último dia do evento (10/02), os estudantes participaram de sessões de filmes seguidas de debate. As atividades foram realizadas pelo Prof. Dr. Marcelo Koch Vaz, que mediou conversas entre os estudantes a respeito dos diversos conceitos do Direito, e de outras ciências humanas como Filosofia e Sociologia, encontrados no filme “O Leitor” (2008).

Para Larissa Sampaio Zanelatto, estudante do 1ºAD, esse tipo de atividade é muito importante para a formação de um profissional do Direito, pelo tipo de reflexão que incita, sobretudo com o apoio do professor e a possibilidade do debate com outros estudantes. “Deu para perceber que, por mais que tentemos discutir assuntos importantes como esses, como o abuso, a justiça, deve-se ressaltar que temos que ver os diferentes pontos de vista em diferentes sociedades”, declarou.

A Semana do Calouro contribuiu com a iniciação dos estudantes no ambiente acadêmico universitário, proporcionando uma perspectiva acerca da Ciência do Direito e seus principais assuntos na sociedade contemporânea. Ao longo do ano, diversas atividades, como os Encontros sobre Direito, continuam o processo de integração e atualização dos acadêmicos ao mundo jurídico.