Memória: Da FDSBC para a Presidência da OAB

No quadro Memória trazemos histórias de pessoas que fazem parte da trajetória da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.  Um espaço para compartilhar lembranças e dividir momentos vividos na FDSBC.

Conversamos com o ex-aluno e atual presidente da 130ª Subseção de Ribeirão Pires, em seu segundo mandato, Ricardo Abou Rizk.

Formado pela FDSBC, no ano de 1998, e, Pós-Graduado em 2009, ele nos contou sobre sua escolha pela carreira jurídica, as atividades durante o período como discente e sua experiência profissional após a conclusão do curso.

Confira abaixo a conversa com o Ricardo Abou Rizk.

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo: Hoje você tem uma carreira de sucesso, o que mais te motiva na área do Direito? Porque decidiu cursar?

Ricardo Abou Rizk: Na realidade, a minha mãe foi a grande incentivadora para que eu viesse a cursar a Faculdade de Direito e decidi fazer este curso pois sempre tive um senso de justiça na vida e me incomodava com situações de injustiça, além de que imaginava ser a profissão que me realizasse como ser humano (e acho que acertei!).

Sem falsa modéstia, não me vejo como um profissional de sucesso, mas alguém que procura melhorar pessoal e profissionalmente dia a dia, me dedicando a ampliar os meus conhecimentos, qualificar o meu trabalho cada vez mais e dentro do possível promover o bem. Tenho certeza de que quanto mais eu estudo menos sei, por isso não procuro me rotular como uma pessoa de sucesso, mas alguém que Deus abençoou, especialmente pela maravilhosa família que me deu (pais, irmãos, avós, esposa, filhas) e sem a qual não seria capaz de chegar até onde cheguei.

 

F: Como foram os anos de FDSBC? O que mais te marcou?

R: Os anos da faculdade foram maravilhosos e o que mais me marcou foram as amizades feitas e o conhecimento adquirido.

 

F: Quais foram os professores que mais te marcaram?

R: Todos os professores, de alguma forma, me deixaram uma lição, mas, em especial, sempre admirei os Drs. Diógenes Gasparini e o  Farid Kasseb pela integridade, cultura e extremo conhecimento da Ciência do Direito dos mesmos, além da didática muito acima da média de ambos.

 

F: Qual era a matéria que mais te interessava?

R: Nos anos de faculdade, sempre me interessei pelo Direito Civil, até mesmo porque, na época, não havia a Disciplina de Direito Previdenciário nos bancos acadêmicos e o Direito do Trabalho possuía poucos módulos.

F: Você realizou algum projeto /atividade social durante o período da Faculdade?

R: Na época da faculdade, fui vice-presidente da Atlética, no ano de 1998, e sempre procuramos desenvolver projetos e atividades sociais, mas reconheço que gostaria de ter feito muito mais, pois se tem uma coisa que levamos desta vida é o bem que fazemos para os outros, principalmente os mais necessitados.

 

F: Como a Direito São Bernardo contribuiu para sua carreira?

R: Contribui de uma forma muito direta, pois toda a base acadêmica que tive e que serviu de alicerce para a minha carreira foi obtida na Faculdade, seja pelo conhecimento transmitido pelos professores, bem como pela interação, convivência e troca de experiências com todos aqueles colegas e amigos que até hoje mantenho contato.

F: Quais as principais conquistas após a Graduação?

R: A principal conquista após a Graduação é ter me tornado um advogado e viver do meu trabalho no ramo jurídico. Evidente que estive sempre em contato com a OAB Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra onde fui Secretário-Geral (2010/2012), Vice-Presidente (2013/2015) e tenho o imenso prazer de estar como Presidente reeleito (2016/2018 – 2019/2021), porém encaro essa situação muito mais como uma missão que a vida me deu para prestar um serviço a minha classe do que como propriamente uma conquista pessoal.

 

F: Quais foram as maiores dificuldades superadas?

R: Eu acredito que as maiores dificuldades a serem superadas ainda estão por vir, portanto, procuro na minha vida caminhar um passo por vez e superar cada uma das dificuldades que aparecem a minha frente, porém devo reconhecer que ter me tornado um advogado e me colocado dignamente no mercado de trabalho foi uma grande dificuldade superada na vida.

 

F: Em quais as áreas já atuou?

R: Iniciei a minha carreira na área cível e atualmente atuo também nas áreas previdenciária e trabalhista. Estou formado desde 1998 e possuo um escritório de advocacia desde 2002 na cidade de Ribeirão Pires.

 

F: Algum curso de especialização realizado após a Graduação?

R: Sim, tenho uma pós graduação lato sensu em Relações e Direito do Trabalho, no ano de 2009, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, uma Pós-Graduação lato sensu de Direito da Seguridade Social, no ano de 2011, na Faculdade LEGALE e uma pós-graduação lato sensu de Direito Imobiliário no ano de 2014 na Faculdade LEGALE.

Decidi cursá-las para ampliar os meus conhecimentos e qualificar o meu trabalho na minha área de atuação profissional.

 

F: O que a Direito São Bernardo significa para você?

R: A Faculdade de Direito São Bernardo significa uma das fases mais importantes da minha vida, pelo aprendizado adquirido, pelas amizades feitas e muitas delas mantidas até os dias atuais, pelo amadurecimento como homem e como profissional e, acima de tudo, por me proporcionar momentos inesquecíveis e maravilhosos aos quais agradeço todos os dias ter vivido.

 

F: Qual a sua mensagem para os alunos da FDSBC?

R: A mensagem que deixo é que aproveitem este momento de suas vidas para estudar, ampliar os seus conhecimentos, conhecer pessoas, fazer amizades, aproveitar a juventude, enfim, vivam intensamente esta fase de suas vidas, sempre com muita responsabilidade, pois ela passa muitíssimo rápido e ficará marcada de forma indelével na alma de cada um de vocês.

Ver mais notícias