Ex-Aluno da Direito São Bernardo se destaca em multinacional

Atuar em uma área de sucesso e estar onde sempre desejou é a maior realização de um profissional. Eduardo Abucarub Gasparoto iniciou os estudos cedo, mas nem imaginava os voos que poderia dar com a dedicação e perseverança que todo estudante de Direito precisa ter.

Nascido em São Paulo, mas desde 1978 reside em São Bernardo do Campo. Decidiu que estudar na FDSBC, além de ser a realização de um sonho, tornaria tudo mais fácil e prático. “Viver e estudar em São Bernardo foi muito importante pra mim. A integração entre a faculdade, trabalho e estudo foi muito boa. Sempre utilizei o transporte público e era tudo pertinho”,declara o paulista.

O vestibular

Formou-se em Eletrotécnica, mas não se adaptou à área de exatas. Decidiu prestar um novo vestibular e trocar de carreira. “Foi uma grande alegria passar no vestibular da Direito São Bernardo. Lembro que era uma Faculdade bastante conceituada e por ser uma Autarquia Municipal o preço era acessível”, relata Eduardo Gasparoto.

Em 1995 entrou na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e, ali, teve convicção que a Instituição seria ideal para a vida acadêmica e profissional dele. “Foram muito bons os anos vividos na Direito. Eu trabalhava em banco, então, aproveitava a manhã na Faculdade para estudar e ver os amigos. E à noite vinha novamente para estudar”, comenta o ex-aluno.

Os anos vividos na Direito São Bernardo

A proximidade entre aluno e professor sempre foi o que mais atraiu o Eduardo a manter os estudos. “Éramos uma grande família da Direito”, afirma.

Cada dia passado na Faculdade foi marcante. “Lembro-me de uma pergunta que um professor fez para a gente responder. Eu fiz uma fundamentação nessa questão. Ele voltou e perguntou para sala quem concordava comigo e assim todos ergueram as mãos. O professor achou impressionante, pois minha argumentação e raciocínio eram totalmente equivocados, mas eu tive o poder do convencimento. Isso me marcou para sempre”, relembra.

Os auditórios e a xerox eram os lugares frequentados por Eduardo na Faculdade, mas tinha um local que ele passava a maior parte do tempo. “Sempre pela manhã, eu entrava na Biblioteca da Direito São Bernardo e à noite passava de novo”, entre risos, declara.

As amizades marcam épocas e tornam tudo mais bonito. “Sempre preservei as amizades na Faculdade. Depois de 20 anos de formados nós nos encontramos”, comenta os ex-aluno da Direito São Bernardo.

A trajetória

O ramo jurídico empresarial sempre foi um objetivo a ser conquistado pelo ex-aluno e, aqui na Direito ele encontrou profissionais que o incentivaram a seguir nesse setor. “Desde o primeiro ano eu já tinha decidido seguir nesse área. E contei com dois grandes professores de Direito Tributário que me inspiraram. Os doutores Farid Casseb e Eduardo Domingos Botallo, eles deram um grande diferencial na minha formação jurídica”, diz o advogado.

No meio empresarial, o profissional de Direito está apto para atuar nas mais diversas áreas jurídicas. São muitos os desafios encontrados nesse setor. “Lidamos diariamente com formas de reduzir os processos empresariais para o bem das instituições. A linguagem atualmente tem que ser simples, prática e compreensível”, comenta Gasparoto.

A carreira de Eduardo sempre foi focada em empresa. O primeiro estágio foi na Anglo-americana, em 1998. Já no ano de 1999, ele começou na Volkswagen no ramo tributário, em seguida entrou na área de previdência e lá trabalhou por 20 anos. Hoje atua como Gerente Executivo do Departamento Jurídico no Banco Votarantim.

O Direito faz parte do dia a dia de todas as pessoas, mas para o ex-aluno é algo muito maior. “Quando tenho um tempo livre leio livros, assisto filmes e séries de um caso jurídico. Ele é tudo na minha vida. E ter estudado na Direito São Bernardo é motivo de orgulho”, finaliza.

 

Confira o vídeo:

 

Reportagem: estagiária – Gabriela Freitas

Edição: oficial administrativa – Andressa Rivas

 

Ver mais notícias