Biblioteca da Direito São Bernardo realiza 66 mil atendimentos em 2018

Além de atender aos estudantes de Direito, a biblioteca é aberta à comunidade e disponibiliza um acervo com aproximadamente 65 mil itens nas mais diversas áreas do conhecimento

Uma das missões institucionais da Direito São Bernardo é oferecer serviços gratuitos à comunidade. Entre esses serviços está o acesso à biblioteca da instituição. Com um acervo que inclui livros, periódicos (impressos e digitais), obras raras e DVDs dos eventos promovidos pela própria faculdade, a biblioteca realizou 66 mil atendimentos somente em 2018, entre empréstimos e renovações.

Atualmente, a biblioteca conta com uma equipe envolvendo três bibliotecários e seis oficiais administrativos, todos priorizando o bom atendimento aos usuários. “Atendemos nossa comunidade acadêmica e os demais interessados que nos procuram diariamente, utilizando nossos serviços para estudarem, inclusive aqueles que almejam uma carreira pública. Nosso espaço conta com um acervo de aproximadamente 65 mil itens, além de outros serviços diversificados, como bases de dados digitais, repositório institucional com produções acadêmicas da comunidade, portal de periódicos e demais fontes de pesquisa. Com isso esperamos cumprir uma das missões da biblioteca que é transmitir conhecimento a toda comunidade”, afirma o Chefe da Seção de Biblioteca, Documentação e Pesquisa, Dirceu Alves de Oliveira.

Além das obras acadêmicas destinadas ao estudo do Direito, a biblioteca possui títulos sobre outras áreas do conhecimento como Economia, Política, Sociologia, Filosofia e também Literatura brasileira e internacional. É possível verificar o catálogo completo pelo site da instituição.

No acervo, também são encontrados títulos raros como: “Código civil dos Estados Unidos do Brasil” (1916, 1917, 1919, 1952, 1953), de Clóvis Beviláqua; “Comentário ao código penal” (1945, 1949, 1951, 1955, 1958, 1959, 1977, 1978), de Nelson Hungria et al; “Tratado de direito privado” (1954-1969), de Pontes de Miranda.

Obras consagradas no meio jurídico, essenciais para a formação dos bacharéis, também são facilmente encontradas no acervo, entre elas: “Curso de Direito Civil Brasileiro” (8 volumes), de Maria Helena Diniz; “Direito Constitucional”, de Alexandre de Moraes; “Manual da Monografia Jurídica”, de Luiz Antonio Rizzatto Nunes; “Manual de Direito Penal”, Guilherme de Souza Nucci; “Curso Elementar de Direito Romano”, de Thomas Marky.

Professores e ex-alunos da Casa com livros já publicados também têm exemplares disponibilizados na biblioteca, alguns deles são: “Direitos Fundamentais e o Princípio da Subsidiariedade”, de Thais Novais Cavalcanti; “30 Anos da Constituição”, coordenado por Marcelo Figueiredo e com colaboração de Luiz Guilherme Arcaro Conti; “Negociação Coletiva em Tempos de Crise”, de Davi Furtado Meirelles; “Apontamentos de Direito Tributário”, de Valeria Cristina Pereira Furlan; “Inquérito Civil e Ação Civil Pública”, obra coordenada por Guilherme Fernandes Neto e que contou com a colaboração de Kátia Sérvulo de Lima Rocha, ex-aluna da faculdade.

O horário de atendimento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 15h. Mais informações sobre os serviços oferecidos pela Direito São Bernardo podem ser obtidas no site www.direitosbc.br ou pelo telefone (11) 3927-0222.

 

Reportagem: KB Comunicação

Ver mais notícias