Competição de Arbitragem é realizada na SemanaJur 2019

Durante a SemanaJur 2019 tivemos a 3ª Competição de Arbitragem, coordenada pela Prof.ª Elisabeth De Gennari e o Núcleo de Estudos Permanentes em Arbitragem (NEPA), além da parceria com o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC).

“A 3ª Competição de Arbitragem é um projeto que está vinculado ao NEPA e tem inspiração nas competições que acontecem, nacional e internacionalmente, como forma de prática jurídica em Arbitragem, e é a oportunidade dos alunos atuarem como advogados em um caso simulado. É uma atividade instigante e desafiadora, mas que, sobretudo, serve para que os alunos tenham uma experiência que não conseguem ter em sala de aula”, comenta a Prof.ª Elisabeth, coordenadora da atividade.

Os primeiros três dias foram etapas eliminatórias. As cinco equipes (quatro formeadas por alunos da FDSBC e uma externa) representaram os interesses das partes requeridas e referentes perante um painel de árbitros. O caso escolhido foi o Libra, que é um caso de arbitragem no qual o ente público (Codesp) venceu a disputa.

Depois da avaliação dos árbitros, as equipes com a melhor pontuação se enfrentaram na final do dia 30. Além de premiar a equipe vencedora, foram premiados os melhores oradores e melhor memorial requerente e requerido.

A atividade também contou com palestras de especialistas em arbitragem. No primeiro dia tivemos o Doutor Bruno Megna, procurador do Estado de São Paulo para palestra sobre “Como atuar em arbitragem envolvendo entes públicos”. Para o último dia da atividade os convidados foram o Doutor Carlos Stefen Elias, membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem, e as Doutoras Luiza Kömel, secretária-geral adjunta da CAM-CCBC e Cristina Mastobuono, procuradora-geral adjunta do Estado de São Paulo.

O último dia de competição contou com várias homenagens aos docentes da FDSBC. Ao Prof. Dr. Ruy Coppola Junior, por ter atuado como coordenador da SemanaJur e ao Prof. Mauro Pardelli, nosso assessor da Diretoria.

Confira galeria:

Ver mais notícias