fbpx

Semana do Calouro 2016 se encerra com filme e debates

Semana do Calouro 2016 se encerra com filme e debates
Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016.
No último dia de atividades da Semana do Calouro, 19 de fevereiro, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu seus novos alunos com uma sessão de filme seguida de debate. A obra exibida foi “12 homens e uma sentença”, produção de 1957 que retrata a atuação de um júri em um caso de assassinato, proporcionando uma discussão animada entre os calouros. A conversa sobre diversos conceitos ao Direito e outras ciências humanas, contou com a mediação e orientação do Prof. Dr. Marcelo Koch Vaz Döppenschmitt.
Lançado em 1957 com o título “12 Angry Men”, o filme foi dirigido por Sidney Lumet e conta a história de doze jurados que devem decidir o destino de um jovem suspeito de ter assassinado o próprio pai. No início, 11 dos jurados têm a certeza de que o rapaz é culpado pelo crime, apenas o jurado número 8 possui dúvida, um arquiteto interpretado pelo ator Henry Fonda. Dessa forma, o personagem faz com que o grupo reavalie todos os fatos relatados durante o julgamento, realizando um processo de desconstrução da cena do delito.
O conceito central discutido no filme é a dúvida razoável para condenação de uma pessoa na justiça, ou seja, um indivíduo só deve ser condenado se não houver nenhuma dúvida sobre sua culpa. Caso haja qualquer possibilidade de que essa pessoa possa ser inocente, ela deve ser inocentada, mesmo que provavelmente seja culpada. Os calouros participaram ativamente da conversa com questões e opiniões sobre os conceitos apresentados pelo professor, que também abordou a responsabilidade do profissional do Direito e dos cidadãos perante a sociedade, elementos que compõem uma democracia, como a formação de tribunais do júri, a fragilidade e as falhas que podem ocorrer nos julgamentos, como o ambiente interfere no comportamento e nas decisões das pessoas, entre outros.
O professor Marcelo destacou o intuito do encontro: “Esse tipo de conversa nos ajuda a perceber mais coisas, a ampliar a nossa visão a respeito do filme e dos temas abordados”. Ele também informou os estudantes sobre o projeto CINEDIREITO, que periodicamente promove a exibição e debates sobre filmes que de alguma forma envolvem questões ligadas aos assuntos estudados na faculdade.
Para a caloura Amanda Figueiredo, ingressante do 1ºDD, a atividade ajudou a enxergar elementos importantes no filme que, sem a discussão com os colegas e com o professor, poderiam passar despercebidos ou não serem compreendidos corretamente. “Eu já havia assistido ao filme uma vez, há bastante tempo, mas não tive um olhar tão crítico quanto hoje. O filme realmente nos faz pensar muito nas questões humanas, como o preconceito, e também que é muito complicado julgar uma pessoa. Com esse olhar mais crítico, conseguimos perceber detalhes que a princípio não parecem importantes, mas que fazem muita diferença. Realmente, valeu muito a pena ter participado”, afirmou.
Sobre os eventos da Semana do Calouro como um todo, Amanda, que ingressou na faculdade com o objetivo de ser juíza, afirmou: “Gostei bastante. Assisti às palestras e achei bem interessantes. Foi uma recepção muito boa para nós!”

Ver mais notícias