Direito São Bernardo realiza evento para recepção dos novos alunos

Direito São Bernardo realiza evento para recepção dos novos alunos
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016.
Tradicional evento de recepção aos novos universitários promove atividades de integração e informações sobre as carreiras jurídicas com a participação de profissionais atuantes no mercado
Na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, os estudantes recém-chegados ao ambiente universitário contam com um período exclusivo de integração: a Semana do Calouro. Com objetivo de apresentar aos estudantes um panorama das profissões e facilitar a adaptação ao novo ambiente de estudos, a Instituição promove, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, uma série de atividades com a participação das representações acadêmicas e de profissionais da área jurídica atuantes no mercado.
De acordo com o diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, a atividade mais aguardada pelos calouros é, justamente, o painel sobre as carreiras jurídicas. “É comum ao alunos ingressantes entenderem o Direito apenas por meio da atuação dos advogados. Com as palestras realizadas pelos profissionais das diversas funções jurídicas, eles adquirem uma visão mais abrangente das opções que a área oferece”, ressalta.
Entre as profissões apresentadas durante o painel, que ocorrerá no dia 16 de fevereiro (terça-feira), estão: juiz de Direito, advogado, professor universitário, promotor de justiça, delegado e defensor público. No evento, cada profissional fala sobre sua área de atuação e experiências obtidas durante a carreira, além de interagir com os alunos, que podem esclarecer dúvidas e entender melhor o cotidiano de cada função.
Todas as atividades serão realizadas no anfiteatro da Direito São Bernardo no período da manhã, a partir das 8h30, e à noite, a partir das 19h30. Segundo o diretor da instituição “o objetivo da Semana do Calouro é contribuir para que, já nos primeiros dias de aula, os estudantes tenham uma experiência enriquecedora do ponto de vista humano e acadêmico”.
A primeira semana de aulas também promove a reflexão e o debate sobre a função do Direito na sociedade, além de ser um convite aos calouros a participarem de ações sociais, como o “Trote Solidário”, que envolve a arrecadação e doação de alimentos, organizadas pelos próprios alunos, para instituições de caridade localizadas no Grande ABC. Além de promover a conscientização sobre o perigo dos trotes violentos e vexatórios, que é proibido desde fevereiro de 2009, com a aprovação do Projeto de Lei n. 1.023 de 1995, a iniciativa também ajuda a coibir brincadeiras danosas aos alunos recém-chegados.
Confira a seguir a programação completa da Semana do Calouro 2016 da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo:
15/02 (segunda-feira) – Recepção aos calouros
Apresentação da Faculdade, dos professores e dos órgãos administrativos;
16/02 (terça-feira) – Painel sobre as carreiras jurídicas
– JUIZ: Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles (matutino) e Prof. Dr. Francisco Neves Coelho (noturno);
– ADVOGADO: Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. (matutino) e Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva (noturno);
– PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: Profa. Elisabeth De Gennari (matutino) e Prof. Dra. Rosa Benites Pelicani (noturno);
– PROMOTOR: Dr. Jairo Edward De Luca (matutino) e Dr. Bruno Servello (noturno);
– DELEGADO: Dr. Élcio Alvarez (matutino e noturno);
– DEFENSOR PÚBLICO: Dra. Viviane Remondes Caruso (matutino e noturno).
17/02 (quarta-feira) – Representações Acadêmicas 
– Centro Acadêmico XX de Agosto;
– Associação Atlética XX de Agosto;
– A Bateria da Direito São Bernardo.
18/02 (quinta-feira) – Aula inaugural
– Manhã: Prof. Estevan Pousada;
– Noite: Profa. Denise Auad;
19/02 (sexta-feira) – Filme e debate
“12 homens e uma sentença” – com debate mediado pelo Prof. Marcelo Koch.

Ver mais notícias