Direito São Bernardo debate danos existenciais e pessoais no trabalho

Direito São Bernardo debate danos existenciais e pessoais no trabalho
16 de abril de 2015, quinta-feira.
Encontro sobre Direito do Trabalho 2015 discute a relação entre o mundo do trabalho e as tecnologias da comunicação
O direito à desconexão do trabalho, o direito ao lazer, remetem a sociedade a uma nova e importante discussão nos dias atuais. Os danos (existenciais e pessoais) decorrentes da intensiva exigência do mercado de trabalho estão sendo corretamente reparados? Estamos sendo escravizados, de uma maneira moderna, pelo trabalho? Que futuro nos aguarda? Esses são alguns dos dilemas que serão discutidos no XIII Encontro da FDSBC sobre Direito do Trabalho, no dia 9 de maio de 2015, das 13h30 às 17h30.
“No passado, dizia-se: o trabalho dignifica o homem. Hoje, podemos dizer que o homem é escravo do trabalho. A era tecnológica permitiu um salto enorme na qualidade do trabalho prestado, na sua produtividade cada vez maior, porém, passou a exigir dos seres humanos que trabalham (não esquecendo que boa parte do processo produtivo hoje é realizado por máquinas) dedicação quase em tempo integral. As ferramentas modernas não exigem mais do trabalhador a sua permanência no posto de trabalho, é fato, mas não lhe permitem desconectar da sua atividade laboral”, afirmou o coordenador do evento, Prof. Davi Furtado Meirelles, sobre a importância dos temas abordados.
Durante o Encontro, serão realizadas duas palestras. “O Dano Existencial e a sua Reparação”, tema da primeira palestra a ser proferida pelo Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, advogado, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela USP, pós-doutor pela Université de Nantes e professor da Fundação Getúlio Vargas e da Escola Superior de Advocacia.
De acordo com o palestrante, é importante demonstrar para os alunos de graduação que o dano existencial gerado ao trabalhador pela inobservância das leis trabalhistas é extremamente nocivo. “Sinto-me honrado por participar, este ano, de um evento já bastante tradicional por suscitar anualmente importantíssimas discussões acadêmicas e práticas de grande impacto social”, declarou.
Na segunda palestra, serão abordados os “Danos Pessoais no Direito do Trabalho” pelo Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira, que é juiz do Trabalho, professor livre-docente em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP, professor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP.
Serviço:
Evento: XIII Encontro da FDSBC Sobre Direito do Trabalho
Data: 9 de maio de 2015 das 13h30 às 17h30
Local: Anfiteatro da FDSBC – Rua Java, 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP
Inscrições: de 27/04 a 06/05/2015, via internet – site www.direitosbc.br
Investimento: Alunos da FDSBC – R$12,00; Demais interessados – R$20,00 (vagas limitadas)
Informações: CAC – 4123 0222 ramais 194/196/240

Ver mais notícias