Profissionais do Direito falam sobre carreiras aos calouros da FDSBC

Profissionais do Direito falam sobre carreiras aos calouros da FDSBC
13 de fevereiro de 2014, sexta-feira.
No segundo dia da Semana do Calouro de 2015, 10 de fevereiro (terça-feira), os novos alunos da Direito São Bernardo tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as principais carreiras jurídicas, no painel que reuniu profissionais de destaque para falarem sobre suas experiências e sobre os desafios de cada área.
O Painel sobre as Carreiras Jurídicas foi realizado nos dois períodos (manhã e noite) e contou com a presença dos seguintes profissionais: juízes – Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles (matutino) e Prof. Dr. Francisco Coelho (noturno); advogados – Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. (matutino) e Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva (noturno); professor universitário: Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. (matutino) e Prof. Dra. Rosa Benites Pelicani (noturno); promotor – Dr. Bruno Servello (matutino) e Dr. Jairo De Luca – (noturno); delegado da Polícia Civil – Dr. Aldo Galiano Jr. (matutino) e Dr. Élcio Alvares (noturno); defensora pública – Dra. Viviane Remondes Caruso (matutino e noturno).
Para o calouro Felipe Ares Vidal, do 1º A – diurno, as apresentações trouxeram novas opções de escolha para a carreira. “Foi muito bom poder ouvir os profissionais falarem sobre as diferentes carreiras e experiências, vai me ajudar bastante a pensar nos próximos cinco anos. Eu tinha vontade de ser juiz, mas agora o leque de opções aumentou”, afirmou o estudante. Felipe também contou que o pai dele se formou pela Direito São Bernardo e o incentivou a seguir o mesmo caminho, tanto pela tradição quanto pela qualidade da instituição de ensino.
As apresentações dos profissionais foram mediadas pelo Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles, durante a manhã, e pela Profa. Dra. Rosa Benites Pelicani, no período da noite. “Muitos estão aqui ainda sem um norte e esperamos ajudá-los a conhecer um pouco mais sobre as principais carreiras do Direito”, afirmou o professor Davi durante o encontro.
Para auxiliar os calouros na escolha de um direcionamento dos estudos no decorrer do curso, os palestrantes abordaram questões como os pré-requisitos para ingressar em cada carreira, dicas de preparação para os concursos públicos, o perfil de cada tipo de profissional do Direito, as perspectivas de mercado (vagas e remunerações) e a importância social de cada uma das funções apresentadas.
Enfatizando o sentimento de orgulho que os estudantes e profissionais do Direito possuem pela área, a Dra. Viviane, defensora publica em São Bernardo do Campo e ex-aluna da Faculdade, afirmou: “A carreira do Direito transforma as pessoas, e a faculdade desperta uma consciência que nenhuma outra consegue”.
No encerramento das atividades, a professora Rosa destacou o requisto que, para ela, é fundamental para um bom desenvolvimento em qualquer espécie de trabalho: “É preciso ter paixão pelo que se faz. Com isso, qualquer que seja a sua área de atuação, o profissional obterá o almejado sucesso e o devido reconhecimento”.

Ver mais notícias