Início das aulas na Direito São Bernardo conta com Semana do Calouro e Trote Solidário

Início das aulas na Direito São Bernardo conta com Semana do Calouro e Trote Solidário
13 de fevereiro de 2015, sexta-feira.
O ano letivo de 2015 já começou na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Os novos alunos foram recebidos com a tradicional Semana do Calouro, que conta com diversos eventos voltados à integração dos recém-chegados ao ambiente acadêmico universitário. Além disso, os calouros também puderam participar das atividades organizadas pelas representações estudantis (Atlética e Centro Acadêmico): uma festa de boas-vindas e o Trote Solidário.
A recepção dos estudantes foi comandada pelo diretor da instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, que apresentou o coordenador de graduação, Prof. Mauro Colombo, a secretária-geral, Elizabeth de Godoy, e alguns dos professores das turmas do primeiro ano: Prof. Sérgio Seiji Itikawa e Profa. Marcia Arnaud Antunes. O diretor também realizou uma breve aula de introdução ao curso, abordando a importância do Direito para a sociedade e alguns conceitos que serão aprofundados pelos estudantes nos próximos cinco anos.
Em 2015, o Trote Solidário, organizado pela coordenadora de Organização Política e Social do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto), a estudante Cinthia Martins Fabricio, envolverá três ações que se estenderão por toda a semana: doação de sangue para o Colsan, no hemocentro próximo à Direito São Bernardo; doações para animais (jornais velhos e ração para cães e gatos), a serem entregues para instituições beneficentes; doações de livros, a serem encaminhados para bibliotecas comunitárias.
As atividades de recepção aos calouros foram realizadas com o apoio da AAAXXA (Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto). “Falamos com a parte social da faculdade e vamos promover a integração entre os alunos de forma bem tranquila. Vamos ficar vistoriando para evitar que ocorram problemas com os trotes”, explicou a tesoureira da Atlética, Amanda Leite.
Diversos estudantes participaram do trote, que foi promovido com consciência e sem excessos. “É importante que haja essa integração entre os novos alunos e nós que já estamos na Faculdade, para que todos passem a se conhecer. Isso tudo é só brincadeira, o que vale mesmo, na verdade, é que nos ajudaremos no decorrer do curso”, afirmou o estudante do 3º ano, Cassiano Miranda.
A caloura Fernanda Antonelli, do período noturno, aceitou participar da brincadeira e contou como foi. “Estou achando muito legal, muito engraçado. Ninguém me desrespeitou, foi tudo tranquilo. Não fizeram nada que eu não tenha deixado”, disse a estudante que já estava com a cara e as roupas pintadas. Os alunos que não quiseram participar do trote com os veteranos não tiveram qualquer tipo de problema para ingressar no campus da Faculdade.
O estudante João Victor Meira Locateli, calouro do período da manhã, falou sobre a importância dos eventos organizados pela Instituição para a primeira semana de aula. “Eu recebi a programação por e-mail e achei bem interessante. Isso ajuda a conhecer melhor a Faculdade e a ficar integrado”, declarou.
A Semana do Calouro 2015 contará ainda com as seguintes atividades nos períodos da manhã e da noite: Painel sobre as carreiras jurídicas (10/02); Apresentação das representações acadêmicas (11/02); Aula inaugural (12/02); Filme e debate (12/02).

Ver mais notícias