Artigo de alunos da FDSBC é publicado na Revista Brasileira de Arbitragem

Artigo de alunos da FDSBC é publicado na Revista Brasileira de Arbitragem
28 de outubro de 2014, terça-feira.
O artigo intitulado “Arbitrabilidade dos Direitos Autorais – A Questão dos Direitos Morais”, produzido pelos alunos do 5º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Vinícius Pavan, 23 anos, e Marilia Bittencourt Rosa, 23 anos, foi publicado na edição especial de uma das revistas de arbitragem mais importantes do país, a Revista Brasileira de Arbitragem. Para a realização do trabalho os estudantes contaram com a orientação da professora Elisabeth Vicentina De Gennari. A revista foi distribuída no 13º Congresso Internacional de Arbitragem, proporcionando grande projeção para os alunos e para a Faculdade. Foi o único artigo de estudantes publicado na edição, que divulgou trabalhos de professores de todo o Brasil e também do exterior.
De acordo com Vinícius, a ideia do trabalho surgiu após participação no grupo de Iniciação Científica da professora Elisabeth, em 2013. O estudante conta que já estava engajado em iniciar um artigo que tivesse como tema a relação entre Arbitragem e Propriedade Intelectual. “Em um momento do curso a professora nos informou que havia um grupo de estudos do CBAr (Comitê Brasileiro de Artbitragem) com esta temática, sendo assim, nós combinamos de ir a uma das reuniões do grupo. Desde então passamos a frequentá-las e surgiu a oportunidade de nos inscrever para redação de um artigo para a edição especial da Revista Brasileira de Arbitragem do CBAr”, afirmou.
Segundo Marília, para a redação do artigo eles tiveram que pesquisar muito a respeito do tema, ler livros, artigos internacionais, além de participar do grupo de estudos do CBAR. Ela conta que o texto foi redigido e alterado diversas vezes até a aprovação final. “Ter o artigo publicado numa revista de abrangência internacional e com tantas pessoas importantes tratando sobre o tema, nos trouxe uma sensação de trabalho reconhecido. A publicação do artigo fará parte de meu currículo e com certeza foi o primeiro de muitos que serão redigidos”, declarou a estudante.
A professora Elisabeth contou que ficou bastante satisfeita com o impulso que o trabalho propiciou à vida acadêmica dos alunos e com o estímulo que deu aos outros estudantes da Faculdade. “A arbitragem é hoje, seguramente, a forma mais importante de solução de litígios na área empresarial. Quem se interessa pela área, especializando-se em arbitragem tem um campo de trabalho fantástico, que só tende a crescer”, ressaltou.
Neste ano, os alunos da Direito São Bernardo participaram pela segunda vez da Competição Brasileira de Arbitragem, realizada pela Camarb (Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil – com sede em Belo Horizonte). A competição envolveu 30 equipes de grandes faculdades de todo o país (cinco se São Paulo – USP; PUC; GV; Mackenzie e FDSBC).
“Nessa competição a Camarb lança com antecedência um caso prático, as equipes têm que fazer memoriais, que são peças jurídicas, e depois fazem os combates orais, ou seja, equipe contra equipe, simulando uma sessão de arbitragem. Isso proporciona um treino profissional muito grande aos alunos. É uma experiência muito rica e os expõe ao mercado de trabalho”, explicou a professora.
O tema da arbitragem também fez parte do V Congresso de Iniciação Cientifica e XIV Semanajur, com apresentação da palestra sobre “Mediação, Arbitragem e SACI-Admin.”, ministrada pelos diretores da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual), Prof. Manoel Joaquim Pereira dos Santos e Dra. Maria Cristina Cortez, no dia 17 de outubro, no anfiteatro da Faculdade. O evento contou com a presença de grande número de estudantes, revelando o crescente interesse pelo assunto.

Ver mais notícias