Direito São Bernardo recebe certificado por descarte correto de bitucas de cigarro!

Direito São Bernardo recebe certificado por descarte correto de bitucas de cigarro!
Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. 
No último dia 17 de setembro, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu da CETESB seu 1º Certificado “Bituca Verde”, conferido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, pelo descarte correto de 9,10 Kg de filtros de cigarro provenientes de coletores.
O tabagismo constitui-se em sério problema para a vida de seus usuários, afetando em muito a saúde dos fumantes e das pessoas que com eles convivem em ambientes poluídos pela fumaça. Além do mal que causa às pessoas, o cigarro também prejudica o meio ambiente.
O tempo de decomposição de uma bituca descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto. Ademais, ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos e entope galerias pluviais, provocando alagamentos e enchentes. Anualmente são jogadas cerca de 4,5 trilhões de bitucas em espaços públicos.  O que muitas pessoas não percebem é que, além de ser lixo, se jogada ainda acessa, pode causar incêndios.  Segundo informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo, entre as estações secas, a bituca de cigarro é uma das principais causadoras de incêndios.

 

Ver mais notícias