Representações estudantis da FDSBC se apresentam aos novos alunos

Representações estudantis da FDSBC se apresentam aos novos alunos
Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016.
No terceiro dia da Semana do Calouro, 17 de fevereiro, foi a vez das representações estudantis da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo se apresentarem aos calouros de 2016. O Centro Acadêmico XX de Agosto (CAXXA), a Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto (AAAXXA), A Bateria, o Coletivo Respeita as Mina, o Coletivo Negro da FDSBC e o grupo LGBT da FDSBC contaram um pouco de suas histórias e mostraram aos novos estudantes a importância e os objetivos de cada uma das organizações.
Iniciando as apresentações, os integrantes do CAXXA explicaram o funcionamento do grupo, falaram sobre as conquistas dos movimentos estudantis ao longo da história e convidaram os calouros para conhecerem o órgão de representação máxima do alunado perante a Diretoria da Faculdade e de toda a sociedade. “Nós precisamos que vocês participem, que conheçam o Centro Acadêmico. As mudanças que desejamos são feitas por todos nós”, declarou a coordenadora de Palestras do CAXXA, Larissa Rosa (4ºBN).
O Centro Acadêmico é formado por nove Coordenadorias: Comunicação Social – Fernanda Sereni e Gabriela Costa; Relações Institucionais – Giovanni Toledo Monteiro, e Fernanda Reis; Finanças – Giulio Zanone e Marianna Soares; Patrimônio – Gustavo Ferrarezi e Jean Felipe; Palestras – Larissa Rosa e Giovanna Sant’Anna; Qualidade de Ensino – Leonardo Alves de Castro e João Gabriel Costa; Organização Pessoal e Política – Marcos Vinícius Costa e Rafael Steiner; Eventos – Mayara Villalba Abraão e Victoria Quadrado; Jurídica – Stéphanie Bruni Colello e Caio Augusto Ferreira.
Os estudantes também explicaram brevemente a função da Congregação da Direito São Bernardo, instância máxima de decisões dentro da instituição e que conta com a representação dos alunos Caio Flávio Galvao Nobrega de Amorim, Giovanni Toledo Monteiro, Cinthia Martins Fabricio, Nurya Nunes Cabrelon e Thiago Araújo Volpatte.
Em seguida, falaram aos alunos os grupos que lutam por igualdade de tratamento para todos na sociedade, independente do gênero, raça e orientação sexual. Representantes do Coletivo Feminista Respeita as Mina, do Coletivo Negro da FDSBC e do grupo LGBT da FDSBC contam um pouco sobre suas lutas dentro da Faculdade e convidaram os alunos a participarem das discussões, estudos e ações sobre os referidos temas.
Os membros da Atlética falaram sobre a programação de treinos para o JUD (Jogos Universitários de Direito) e sobre as principais festas promovidas pelo grupo (Bota Dentro, Festa do Branco e Festa à Fantasia). Os veteranos também apresentaram a imagem do mais novo mascote da AAAXXA, o Chicão Bernardo, escolhido pelos alunos por votação nas redes sociais. O presidente da Atlética, Rafael Lage (4ºCN), disse aos calouros o principal objetivo da gestão 2016: “Estamos aqui para proporcionar o melhor ano da vida de vocês”.
A AAAXXA é formada por: Presidente – Rafael Lage; Vice-presidentes – Nicolas Negrini e Lucas Campbell; Tesoureiros – Edward Shindy e Gabriela Bennati; Secretários: Rodrigo Miranda e Isabela Valverde; Diretores de Eventos – Felipe Cabral e Danilo Daniel; Diretores de Esportes – Diogo Otoni e Lucas Bernardino; Diretoras Sociais – Giovanna Senatori e Carolina Postall; Diretores de Patrimônio – Matheus Correa e Lucas Veiga.
No final do encontro, A Bateria, que já conta com 20 anos de história, também foi apresentada aos calouros. Seus representantes explicaram o funcionamento dos ensaios e convidaram a todos para fazer parte do grupo, ressaltando que não é necessário conhecimento musical ou possuir um instrumento para participar, pois tudo é ensinado durante os ensaios, que ocorrem aos sábados, a partir das 11h. “Nós temos grandes projetos, e vocês são o futuro d’A Bateria”, afirmou o presidente do grupo, o estudante Victor Leonardo Tapia (4ºBD).
Atualmente, o grupo é integrado por: Mestre – Mariana Gomes de Oliveira; Presidente – Victor Leonardo Tapia; Vice-presidente – Felipe Machado Castilho; Diretores de Patrimônio – Caio Flávio Galvão Nobrega de Amorim e Lucas Souza Dinis; Diretores de Redes Sociais – Bianca Perozin Yanez e Gabriela Nazareth Alcarpe; Diretora de Finanças – Cinthia Martins Fabricio.
As atividades da Semana do Calouro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo continuam com a Aula Inaugural, no dia 18 de fevereiro, e a apresentação de filme seguido de debates, no dia 19 de fevereiro.

Ver mais notícias