Representações acadêmicas da Direito São Bernardo se apresentam aos calouros

Representações acadêmicas da Direito São Bernardo se apresentam aos calouros
13 de fevereiro de 2015, sexta-feira.
O corpo discente da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é conhecido pela qualidade e pelas conquistas dos egressos no mercado de trabalho e nas carreiras públicas. Parte disso se deve ao engajamento dos alunos, promovido pelos professores e pelas representações acadêmicas desde o primeiro dia de aula.
No terceiro dia da Semana do Calouro, 12 de fevereiro (quarta-feira), os novos alunos da Faculdade puderam conferir um pouco da dedicação dos colegas mais velhos, na apresentação do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto), da AAAXXA (Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto) e d’A Bateria.
O Centro Acadêmico é o órgão de representação máxima dos alunos, dessa forma, a ele compete lutar pelos interesses do corpo estudantil. Os representantes do CAXXA falaram brevemente sobre a história do grupo e da Faculdade, apresentaram as coordenadorias que compõem o órgão e revelaram os projetos para 2015, com destaque para o Trote Solidário, atividade, organizada pela coordenadora de Organização Política e Social da entidade, a estudante Cinthia Martins Fabricio.
A iniciativa envolve três ações que serão realizadas durante todo o mês de fevereiro: doação de sangue para o Colsan, no hemocentro próximo à Direito São Bernardo; doações para animais (jornais velhos e ração para cães e gatos), a serem entregues para instituições beneficentes; doações de livros, a serem encaminhados para bibliotecas comunitárias.
“O trote solidário é importante para que alunos e alunas não se esqueçam da função social da faculdade, e sintam-se bem fazendo o bem para outras pessoas. Doar algo para alguém é também se doar, é fazer-se útil na sociedade”, declarou Vivian Navarro, coordenadora geral e de Qualidade de ensino e Assuntos Acadêmicos do CAXXA.
A campanha também está recebendo o apoio da Atlética, que reforçou o pedido de participação dos calouros, durante a apresentação de sua história e atuais integrantes.  A entidade representa os alunos principalmente em assuntos relacionados aos esportes (treinamentos, competições esportivas, formação de atletas e times, entre outros). De acordo com o presidente da AAAXXA, Felipe Arrozio Alves, o principal objetivo para 2015 é a reestruturação da entidade. “Vamos resgatar a tradição da Atlética, conquistando mais um JUD e promovendo boas festas”, afirmou.
O calouro Celso Henrique da Silva, do 1º D (noturno), assistiu às palestras das representações estudantis e pretende colaborar. “Os alunos são bastante dedicados e comprometidos com o desenvolvimento da Faculdade. Eu gostei de todas e pretendo participar, mas ainda vou ver em qual delas”, disse o estudante.
A Bateria também fez a apresentação de seus membros, narrando a trajetória do grupo, que conta com sua primeira mestre em 19 anos de história, a estudante Mariana Oliveira. O presidente da Bateria, Rodrigo Miranda, e demais integrantes explicaram aos calouros o funcionamento e horários dos ensaios, e deixaram o convite a todos os interessados em participar. Ao final do encontro, houve a apresentação de uma das músicas ensaiadas pelos ritmistas da Direito São Bernardo.

Ver mais notícias