fbpx

Aluno da FDSBC conquista 9º lugar entre oradores da VI Competição Brasileira de Arbitragem

Aluno da FDSBC conquista 9º lugar entre oradores da VI Competição Brasileira de Arbitragem
19 de novembro de 2015, quinta-feira.
O estudante Marcus Filipe Freitas Coelho, do 4º BD da Faculdade de Direito de Direito de São Bernardo do Campo, conquistou a 9ª colocação dentre 134 oradores concorrentes na VI Edição da Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, que ocorreu entre os dias 1 e 4 de outubro de 2015, na FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado). A equipe da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo foi orientada pela Professora Elisabeth V. De Gennari.
A competição, que contou com a participação de 33 equipes universitárias de todo o país, tem o objetivo de trazer a experiência internacional do Vis-Moot para o Brasil abrindo a oportunidade de simulação de um Tribunal Arbitral, propondo maior projeção e conhecimento sobre a arbitragem e ampliando os estudos e debates sobre assuntos de grande relevância na área. A Direito São Bernardo obteve a 13ª colocação no Ranking Geral das Rodadas Classificatórias, posicionando-se acima de diversas instituições de renome no ensino jurídico, entre elas, PUC-RS, USP, Mackenzie e FAAP.
“Participar dessa Competição foi uma experiência incrível. Primeiro, porque saber que vamos enfrentar faculdades com destaque em outras edições da competição faz com que a preparação seja ainda mais intensa. Segundo, porque há a possibilidade de conhecer novas pessoas, das mais diversas faculdades, e, no fim, todos acabam formando novas amizades. O intercâmbio acadêmico é o mais proveitoso”, afirmou Marcus.
Segundo o estudante, o tema da competição foi bastante complexo, pois envolveu uma série de conceitos que abarcou as mais diversas áreas não só do Direito, como também de outras áreas do conhecimento. “Neste ano, o tema central foi o Direito Ambiental. No caso, houve o desmoronamento da ombreira natural de uma barragem que estava sendo construída, ocasionando a inundação parcial de um distrito municipal e a destruição da fauna e flora da região. Desse modo, cada equipe teve que defender os interesses da empresa responsável pela construção da barragem da central hidrelétrica e, de outro lado, os interesses de uma associação que representava os moradores da área atingida pelos danos ambientais”, contou o estudante.
Quando descobriu que iria para a Competição como orador titular, Marcus passou a se dedicar intensamente nos treinos e nos momentos de estudo. Na cerimônia de encerramento, o estudante recebeu menção honrosa como um dos melhores oradores pelo ótimo desempenho ao longo das rodadas orais. “Essa premiação fez com que eu passasse a incluir nos meus próximos objetivos a Competição que anualmente ocorre em Viena, em meados de março, conhecida como Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, que reúne estudantes de direito de aproximadamente 300 faculdades ao redor do mundo com o objetivo de fomentar o estudo do direito comercial internacional e arbitragem para a resolução de disputas comerciais em âmbito internacional através da sua aplicação a um problema concreto”, revelou.

Ver mais notícias